Equipes da empresa estão percorrendo bairros da cidade que já possuem o serviço disponível para orientar os moradores
Quando falamos em qualidade de vida, saúde e preservação do meio ambiente, estamos falando diretamente de saneamento básico. E é com o propósito de oferecer melhorias para a cidade que a Águas de Manaus está ampliando a rede de esgotamento da capital amazonense.
Somente nos últimos quatro anos, Manaus foi beneficiada com a ampliação de 40% na rede de esgotamento. A cobertura saltou de 19% para 26% de redes na cidade, o que já garante, atualmente, o tratamento diário de mais de 50 milhões de litros de esgoto, evitando que esse volume de efluentes seja despejado de maneira inadequada no rio Negro e nos igarapés.
Desde o mês de março, equipes da Águas de Manaus tem percorrido bairros da cidade que já possuem a estrutura de esgotamento sanitário, para conscientizar a população sobre a importância e necessidade em se conectar ao sistema. As equipes vão de porta a porta para tirar dúvidas e reforçar a necessidade de conexão ao sistema existente nestes locais.
“Treinamos colaboradores para esclarecer e tirar todas as dúvidas da população sobre o serviço de esgotamento que está disponível em suas residências. É um trabalho árduo, mas acreditamos que, em breve, Manaus sentirá os impactos positivos desse crescimento do serviço de esgotamento”, destacou o gerente comercial da Águas de Manaus, Wellington Rodrigues.
Atualmente, o trabalho de conscientização está acontecendo em bairros da zona sul da cidade. Morador do bairro Presidente Vargas há mais de 40 anos, o aposentado João Bosco elogiou a iniciativa da empresa. “O trabalho que a Águas de Manaus está fazendo é louvável e mostra que a empresa não está preocupada apenas em lucro. Eles vêm nas casas, explicam sobre o sistema de esgotamento, tiram todas as nossas dúvidas e mostram a importância em se conectar ao sistema. Estamos contribuindo para um mundo melhor e o resultado deste trabalho veremos daqui alguns anos”, reforçou o morador, que tem esperanças de que, com a conexão das residências à rede de esgoto, consiga voltar a pescar no igarapé que passa em frente a casa onde ele mora.
Melhorias para Manaus
Desde que chegou à cidade, a concessionária já conseguiu aumentar de 19% para 26% a rede de esgotamento. Manaus é a cidade brasileira que mais ampliou o número de ligações de esgoto nos últimos quatro anos. A atual estrutura engloba aproximadamente 800 quilômetros de redes de coleta e 80 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) em operação.
Para os próximos anos, Manaus receberá obras de infraestrutura, com a implantação de cerca de 300 quilômetros de rede de esgoto por ano, além da modernização e ampliação das estações de tratamento. A expectativa é que até 2030 Manaus chegue a 80% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Com a ampliação do serviço, a cidade começará a viver uma nova fase em seu desenvolvimento.
“Para cada real investido em saneamento básico, economiza-se nove reais em gastos com saúde. A nossa expectativa é fazer com que Manaus se transforme em uma cidade saudável, tanto para as pessoas, quanto em relação ao meio ambiente. Queremos que, no futuro, as pessoas possam voltar a pescar e tomar banho em água limpa, livre de contaminação aqui dentro da cidade”, ressaltou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
“Costumamos dizer que o nosso maior legado é a dignidade e saúde que estamos proporcionando às famílias de Manaus. Temos as metas contratuais, que estão todas sendo cumpridas, mas saber que estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas é nosso maior orgulho”, reforçou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.
SAIBA MAIS NA WEBSÉRIE “ÁGUAS EXPLICA”
Para entender melhor sobre a importância em se conectar à rede de esgoto, nesta quarta-feira (13), a websérie “Águas Explica” irá abordar o tema de forma bem descontraída. Para assistir, basta acessar o canal do YouTube: https://youtu.be/lMH6u8npyNE, ou por meio de nossas redes sociais:
http://www.facebook.com/aguasdemanaus
http://www.instagram.com/aguasdemanaus
http://www.linkedin.com/in/aguasdemanaus
http://www.aguasdemanaus.com.br
Fotos: Divulgação/Águas de Manaus