Por Isaac Júnior / Suframa
Mais duas instituições de ensino receberam a programação e aprovaram o projeto “Suframa nas Escolas” em Manaus. A primeira ação ocorreu na quinta-feira (10), no Centro Escolar de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns, localizado na comunidade Jesus me Deu, bairro Terra Nova, zona Norte. A segunda foi realizada sexta-feira (11), na região central, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), considerado um dos colégios mais tradicionais da cidade.
Em ambas, os alunos (maioria finalista do ensino médio) acompanharam palestras, tiveram acesso a exposição de slides, arquivos multimídia que incluem um vídeo de animação, além de uma dinâmica cujo objetivo é mostrar a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e os benefícios do modelo para a Amazônia Ocidental e Amapá, nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.
No IEA, o envolvimento dos estudantes foi tão grande, que uma aluna resolveu quebrar o protocolo e fazer uma homenagem à escola, que completou 142 anos no último dia 4. A música escolhida foi “Trem Bala”, da artista paranaense Ana Vilela. O hit interpretado por Graziele e acompanhado ao violão pelo professor dela, Ozeias Silva, fez muito sucesso, principalmente durante a pandemia.
O Suframa nas Escolas é uma iniciativa da própria Suframa – encabeçada pela Coordenação-Geral de Comunicação e Assuntos Institucionais (CGAI), por meio da Coordenação de Eventos (Coeve) – e é realizado desde julho deste ano, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM).
No Zilda Arns, a palestra foi ministrada pela coordenadora-geral de Recursos Logísticos da Autarquia, Rosa Cristina Ferreira Bezerra. Já no IEA, a palestrante foi a contadora Sthephannie Suzana Pereira de Sousa.
As duas receberam um texto-base produzido pela própria Suframa, para ajudar na hora de passar o conteúdo aos alunos. Entre os assuntos mais badalados está um ligado diretamente ao futebol, quando faz uma comparação do salário de Neymar com o faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM).
Feedback
A busca pela participação ativa do público-alvo é finalizada quando os adolescentes são convidados a ir até a parte frente da sala para fazer um feedback, ao responder perguntas sobre tudo o que foi falado em uma hora de atividade. Os que se saem melhor, são agraciados com um farto material bibliográfico que conta a história da Zona Franca e do próprio PIM.
Próxima
A próxima edição do Suframa nas Escolas está programada para o Colégio Militar de Manaus (CMM), também situado no Centro de Manaus, e irá marcar a última edição do projeto em 2022.
Suframa nas Escolas em 2022
Julho
Ceti Gilberto Mestrinho – Educandos
Escola Estadual Rui Araújo – Cachoeirinha
Agosto
Escola Estadual Ondina de Paula – Japiim
Escola Senador Petrônio Portella – Dom Pedro 2
Setembro
Ceti Áurea Braga – Compensa 3
Escola Estadual Josué Cláudio de Souza – Coroado
Outubro
Escola Dr. Isaac Sverner – São José 2
Escola Estadual José Lindoso (Quarentão) – Novo Aleixo
Novembro
Ceti Zilda Arns – Terra Nova
IEA – Centro