O Amazonas apresenta cultura, gastronomia e roteiros turísticos durante a 34ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), com stand que remete ao potencial natural do estado, idealizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur). O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no Serra Park com previsão de 12 mil visitantes nos 24 mil m² de área construída.
Para o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, a presença do estado em uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas possibilita reforçar a marca Amazonas, além de realizar aproximação para o desenvolvimento de futuros negócios que possam alavancar ainda mais o estado.
“A gente vem tendo essa política de promoção do estado do Amazonas, de abraçar e trazer o trade turístico para as feiras nacionais e internacionais a fim de fazer negócios, movimentando, assim, o segmento do turismo e fazendo a matriz econômica forte, que é o plano do governador Wilson Lima”.
Quem visita o stand do Amazonas participa de pesquisa para que a Amazonastur possa estruturar o planejamento de ações para o setor turístico local. “Por meio da pesquisa, temos indicadores para que possamos promover, a partir desses dados, políticas públicas planejadas, estruturadas de acordo com o que vimos aqui e percebemos as necessidades do povo que procura o Amazonas”, disse o presidente da Amazonastur.
O visitante do stand do maior estado do Norte do Brasil também pode se divertir no jogo da memória para ganhar brindes como tags de mala, balas de frutas regionais, lápis semente, imã de atrativo turístico e ecobags.
A turismóloga de Novo Hamburgo (RS), Mirian Ritter, teve muita sorte e levou um kit completo com muitas recordações do Amazonas.
“Tenho a maior vontade de conhecer o Amazonas, porque tem coisas muito diferentes do que a gente vive, como o contato direto com a natureza, gastronomia, tem a própria cultura, conhecer aldeia indígena. Eu tenho muita vontade de fazer isso já faz muito tempo e um dia, quem sabe, a gente consegue realizar ainda”.