As tarifas aeroportuárias de seis aeroportos brasileiros ficarão mais baratas a partir de 1º de janeiro, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta quinta-feira (1º).
A redução tem como base legislação sancionada em junho. “A Lei do Voo Simples promoveu a extinção das contribuições correspondentes ao antigo Ataero para nivelar as condições de concorrência e dar tratamento adequado aos aeroportos que têm tarifas mais altas por causa de uma tributação já extinta”, afirmou a Anac em comunicado à imprensa.
As tarifas aeroportuárias são valores pagos às concessionárias dos terminais pelas companhias aéreas, pelo operador da aeronave ou pelo passageiro.
As novas tarifas vão valer para os aeroportos Galeão (RJ), São Gonçalo do Amarante (RN), Guarulhos e Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF).
Os aeroportos Galeão, Guarulhos, Viracopos, Confins e Brasília tiveram as tarifas de embarque doméstico e internacional reduzidas em cerca de 26%. Em São Gonçalo do Amarante houve corte de aproximadamente 18%.