Até 6 de novembro as visitas serão gratuitas mediante agendamento prévio
A partir das 11h, desta quinta-feira (8), as portas do Museu do Ipiranga, em São Paulo, abrem ao público. Após ficar fechado por nove anos, o espaço volta a receber visitantes um dia após a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil.
Totalmente restaurado, o espaço promete ser um dos museus mais completos e modernos da América Latina. A expectativa é que a instituição passe a receber entre 900 mil a 1 milhão de visitantes por ano.
Até o dia 6 de novembro o acesso ao museu será gratuito. Os interessados deverão realizar um agendamento no site do museu. Por enquanto, não será possível conhecer a atração sem o agendamento prévio pelo site.
A reabertura oficial aconteceu na noite desta terça-feira (6) em uma cerimônia fechada para convidados, autoridades e patrocinadores.
Na quarta-feira (7), data em que é celebrada a Independência do Brasil, houve uma inauguração simbólica para 200 estudantes de escolas públicas de São Paulo, além dos trabalhadores que atuaram na reforma e recuperação do museu, junto com seus familiares.
Novo museu
No total, serão expostos 3.058 itens pertencentes ao acervo do Museu, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial.
As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, e sobre o próprio museu, suas atribuições e funcionamento.
A obra
Estimada em R$ 235 milhões, a reforma deu uma cara nova ao museu e contou com recursos captados entre a iniciativa privada e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Agora, o público encontrará um espaço moderno e acessível, com elevadores e escadas rolantes por todas as partes. As obras dobraram o tamanho do Museu e triplicaram a área expositiva, passando de 12 para 49 salas.
O novo espaço expositivo abrange todas as áreas do Edifício-Monumento, incluindo locais antes sem acesso ao público, e outros que não existiam.
O circuito conta com 70 peças multimídia, salas imersivas, espaços interativos e acessibilidade, com cerca de 390 recursos multissensoriais disponíveis para todos os públicos, como telas táteis, maquetes e réplicas ampliadas de diversos itens do acervo.
Veja fotos das exposições no museu:
- Maquete do Museu do Ipiranga faz parte do novo conjunto de exposições. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
- Exposição “Uma História do Brasil” reúne obras clássicas do Museu do Ipiranga. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
- Produções artísticas retratam diversos momentos da história do Brasil. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
- Acervo tem itens com tratamento multissensorial, ampliando a acessibilidade. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
- Instituição tem investido na diversificação de suas coleções, para representar camadas sociais mais amplas. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
- Tradicional coleção de moedas e medalhas do Museu do Ipiranga. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
- Serão expostas coleções de louças acumuladas no acervo do museu. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Serviço:
O QUE: Reabertura do Museu do Ipiranga
ONDE: Rua dos Patriotas, nº 100, Rio de Janeiro
HORÁRIO: Funcionamento de terça a domingo; de 8 a 11 de setembro das 11h às 16h; a partir de 13 de setembro das 11h às 17h
ENTRADA: Ingressos gratuitos até 6 de novembro mediante a agendamento pelo site
Fonte: CNN