Instituto Great Place to Work (GPTW) revela os melhores ambientes de trabalho segundo os próprios colaboradores
As premiadas foram conhecidas no dia 7 de dezembro em cerimônia no Caesar Business Hotel, em evento promovido pelo GPTW em parceria com a Revista PIM Amazônia e o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), seccional Amazonas e Pará.
Em sua primeira edição, a pesquisa ‘Melhores Empresas para Trabalhar na Amazônia’, contou com a inscrição de mais de 40 concorrentes, incluindo empresas do Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins, Pará e Acre, que se permitiram ser avaliadas por seus colaboradores.
A avaliação leva em conta três pilares: confiança, orgulho e colaboração. A classificação e o julgamento das premiadas foram feitos pelos próprios funcionários que responderam uma pesquisa de forma confidencial.
Três das onze empresas premiadas são do Pará e oito estão no Amazonas. Para a presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PA, Carmem Mateus, a premiação era um anseio esperado há cinco anos, dada a sua importância e credibilidade nacional e internacional para as empresas, que se concretiza na região com essa primeira edição.
As organizações paraenses premiadas foram a Imerys Caulim (7º lugar), a Celpa Centrais Elétricas do Pará (4º lugar) e a Dínamo Engenharia (5º lugar).
Melhor Empresa
Segundo a pesquisa, a melhor empresa para trabalhar na Amazônia é a SC Johnson, seguida do Laboratório Sabin, e em terceiro lugar a Distribuidora Equador. Na opinião do CEO do GPTW, Ruy Shiozawa, o juiz deste julgamento é muito rigoroso, pois as próprias pessoas que trabalham nas empresas, avaliaram itens como: nível de confiança de seus colaboradores, desempenho da liderança, liberdade de construção e desenvolvimento pessoal e profissional.
Segundo o dirigente, não se escolhe as empresas mais ricas ou as que possuem os nomes mais poderosos, mas as melhores empresas na opinião dos próprios colaboradores. “O diferencial dessas empresas é que elas não estão preocupadas somente com as finanças, os clientes e as tecnologias, mas também com seus colaboradores”, frisou.
Quem também se mostrou satisfeita com a premiação foi a presidente da ABRH-AM, Kátia Andrade, pelo fato do selo ser o reconhecimento de boas práticas dentro das organizações do Amazonas e Pará. Segundo ela, essas empresas se empenharam muito em demonstrar o que fazem no âmbito de gestão de pessoas para que possam ser bem sucedidas.
O Great Place to Work conduz a pesquisa ‘Melhores Empresas para Trabalhar’ em 53 países. No Brasil, a pesquisa conta com mais de 1.500 companhias participantes, representando mais de 1 milhão de funcionários. O instituto promove também desde 2005 o prêmio ‘As 100 Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina’.
RANKING
- SC Johnson
- Laboratório Sabin
- Distribuidora Equador
- Celpa Energia
- Dínamo Engenharia
- Colégio Lato Sensu
- Imerys Caulim
- Hospital Adventista de Manaus
- Uninorte
- Avanplas Polímeros
- Flextronics