Abraciclo apoia diversas ações no Maio Amarelo para um trânsito mais seguro

Além das atividades educacionais e de conscientização - focadas na redução de sinistros e na preservação da vida -, a associação se tornou mantenedora do Observatório Nacional de Segurança Viária
Foto: Divulgação / Agência Brasil

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo encerrou suas atividades dentro do movimento Maio Amarelo 2023 com um passeio Pela Paz no Trânsito, na avenida dos Bandeirantes, uma das vias mais movimentadas da capital paulista. A ação reuniu motociclistas no trecho onde foi instalada a Faixa Azul para mostrar que é possível promover a harmonia entre os diversos modais em um espaço compartilhado entre automóveis e motocicletas, pacificando o trânsito.

Com 8,5 quilômetros de extensão em cada sentido – e em operação desde outubro do ano passado -, a Faixa Azul apresentou resultados positivos como a melhoria do fluxo de veículos em horários de pico, a redução de acidentes graves e nenhum registro de óbito decorrente de colisões com motocicletas.

Trata-se de uma sinalização de segurança para as motocicletas, localizada entre as faixas veiculares, e que foi implantada inicialmente, como projeto piloto, na avenida 23 de Maio. Graças ao sucesso dessa iniciativa, a prefeitura de São Paulo pretende expandir o projeto da Faixa Azul para mais 220 km em vias importantes da cidade, dependendo de autorização da Secretaria Nacional de Trânsito – SENATRAN.

Em sua décima edição, o Maio Amarelo teve como tema “No trânsito, escolha a vida”. “Desde o início do movimento Maio Amarelo, apoiamos eventos que promovam a educação e a conscientização das pessoas, sejam pedestres, motoristas, motociclistas ou ciclistas, chamando a atenção para a importância de um comportamento seguro nos deslocamentos diários”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Além do passeio, a Abraciclo participou de um Pit Stop Educativo, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de maio. A ação teve a participação de 1.000 motociclistas e motofretistas. O objetivo foi conscientizá-los sobre a importância de adotar práticas de pilotagem seguras para a prevenção de acidentes.

A ação foi realizada no PAT Band da CET e com o apoio do CPTRan – Comando de Policiamento de Trânsito, onde os condutores que circularam pela Marginal Pinheiros foram convidados para uma palestra educativa, participar de ações de reforço dos conceitos de Pilotagem Defensiva realizado pelas associadas, além de receberem materiais didáticos e brindes.

Para os ciclistas, a Abraciclo marcou presença nos dias 27 e 28 de maio no Pit Stop de Manutenção realizado pela SHIMANO, distribuindo o Guia do Ciclista Seguro em formato digital, contendo dicas de como pedalar nas cidades, equipamentos de segurança, acessórios, manutenção da bike etc. No primeiro dia, a ação aconteceu na Praça Oswaldo Cruz e no outro, na Praça do Ciclista (ambas na região da avenida Paulista).

Ações especiais

A programação de atividades da Abraciclo incluiu, ainda, ações nas cidades Maceió, Recife e Socorro (interior de São Paulo).

Em Maceió (AL), a Abraciclo participou do 1º Seminário Alagoano de Educação para a Segurança Viária, no dia 30 de maio. Realizado pelo Detran local, o evento contou com cinco mesas redondas onde autoridades e especialistas em trânsito analisaram e discutiram propostas para melhorar a estrutura viária. Os representantes da associação levaram seus conhecimentos na discussão sobre “Prevenção de sinistros com motocicleta: problemas e soluções”. 

Já na cidade de Recife, a associação foi parceira de um evento promovido pelo CTTU – Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. No dia 19 de maio, os ciclistas entregadores do aplicativo Rappi receberam o Guia do Ciclista Seguro (impresso e no formato digital, via QR Code). 

A cidade de Socorro, no interior de São Paulo, onde está localizado o Centro Cultural Movimento (CCM), museu inteiramente dedicado ao segmento de Duas Rodas, contou com diversas atividades. Durante todo o mês, o local exibiu faixas e banners do movimento Maio Amarelo. Os visitantes receberam laços amarelos e a cartilha Dicas de Segurança Motociclista e o Guia do Ciclista Seguro. O Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do município, foi iluminado na cor amarela.

Além disso, para espalhar mensagens educativas sobre segurança no trânsito, foram realizadas palestras pelo corpo técnico da entidade em escolas municipais e pedágios educativos. No dia 18 de maio, a Abraciclo, em parceria com a Secretaria da Mobilidade, promoveu uma palestra sobre Segurança Viária. 

Reforço na parceria

A Abraciclo agora é mantenedora social do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária). Apoiadora do ONSV desde o início, a associação reforça ainda mais o seu trabalho junto ao órgão, oferecendo maior efetividade no apoio institucional e técnico para o desenvolvimento de estudos, pesquisas, campanhas e ações em prol de um trânsito mais seguro.

O termo de cooperação foi assinado pelo presidente Marcos Antonio Bento, durante evento realizado em Brasília (DF). “Com o nosso conhecimento e nossa experiência, queremos contribuir com subsídios técnicos necessários para promover ações que gerem soluções eficientes, necessárias ao convívio harmônico entre pessoas, veículos e vias”, afirma Bento.

Fonte: SD&Press Consultoria

Entrevistas

Rolar para cima