Ministério do Trabalho reconhece 19 novas ocupações

O Ministério do Trabalho atualizou a lista da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Foram incluídas 19 novas atividades profissionais. Com as inserções, o número de ocupações reconhecidas no Brasil chega a 2.685.

A CBO é um documento que retrata a realidade das profissões no mercado de trabalho. Sua atualização acompanha o dinamismo das ocupações, levando em conta mudanças nos cenários tecnológico, econômico, cultural e social do país. Seus dados alimentam as bases estáticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego.

O reconhecimento de uma ocupação é feito após um estudo das atividades e do perfil da categoria. Durante o processo, são realizadas oficinas com os trabalhadores. A coordenadora da CBO no Ministério do Trabalho, Cláudia Maria Virgílio de Carvalho, explica que o reconhecimento da ocupação é uma construção entre o governo e a sociedade. Ela destaca a importância de ouvir todos os envolvidos, inclusive os trabalhadores. “Quem melhor pode falar sobre uma ocupação é quem desempenha a função”, pondera.

As atualizações da CBO atendem a demandas da sociedade, entidades governamentais, conselhos federais, associações, sindicatos, empresas, instituições de ensino e trabalhadores autônomos. A solicitação de inclusão pode ser feita a partir de mobilização coletiva ou por e-mail ([email protected]). Nos dois casos, é necessário o envio de documentos com informações referentes à ocupação.

Entre as novas profissões reconhecidas pela CBO, temos: Engenheiro de Logística; Registrador de Câncer; Amarrador e Desamarrador de Embarcações; Polícia Legislativa; Instalador de Sistemas Fotovoltaicos; Rejuntador Cerâmico; Assistente de Direção (TV); Continuísta; Supervisor de Operações (mídias audivisuais); Sonoplasta; Analista Musical e Diretor de Imagem (TV).

Entrevistas

Rolar para cima