Bill Gates, copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, disse nesta terça-feira (12) que foi alcançado um progresso impressionante contra a pobreza e as doenças em todo o mundo em 2018, e que a China teve um importante papel neste progresso.
Em uma vídeomensagem transmitida exclusivamente pela Xinhua, Gates disse que nas últimas quatro décadas, a China tirou 800 milhões da pobreza e se tornou a segunda maior economia do mundo. E agora, está intensificando seus esforços para ajudar a resolver alguns dos desafios mais complicados no resto do mundo.
Gates declarou que durante sua recente visita à China, ele assistiu à Exposição da Revolução de Banheiros e mais uma vez viu a capacidade de inovação da China, com as empresas exibindo produtos inovadores que beneficiarão bilhões de pessoas que na atualidade não contam com o acesso a serviços sanitários seguros.
Gates reuniu-se com cientistas chineses que estão desenvolvendo novos medicamentos para tratar doenças infecciosas como a tuberculose que afetam a população mais carente, e conversou com parceiros chineses que estão compartilhando as lições tiradas do próprio desenvolvimento da China, para que os países africanos possam obter progressos em prioridades vitais como o fortalecimento de seus sistemas de saúde e o controle de patologias fatais como a malária, assim como o aperfeiçoamento da transformação agrícola.
\”Acredito que a China tem total capacidade de ajudar centenas de milhões de jovens nos países mais pobres do mundo a explorar seu potencial. Com a chegada do Ano Novo, nossa fundação segue comprometida, como sempre, a apoiar a China na construção de um futuro melhor para todos\”, indicou.
Da Redação