Por Peter Valdes-Dapena / CNN Bussines
A Bugatti venderá seu último supercarro movido exclusivamente a gasolina em um leilão em Paris em 1º de fevereiro de 2023. Espera-se que o modelo único seja vendido por milhões de dólares.
É um carro que segundo a Bugatti, nunca se esperava que fosse vendido originalmente.
O Bugatti Chiron Profilée estava sendo desenvolvido, a partir do final de 2020, como uma das várias versões do Chiron, no qual, apenas 500 seriam fabricados por ser o modelo principal da Marca de automóveis.
Na soma total dos veículos a serem fabricados, algumas variações foram realizadas, como o Chiron Sport, Chiron Pur Sport e Chiron Super Sport, cada um com vários graus de velocidade máxima, aceleração e agressividade nas curvas.
A Bugatti também fez alguns outros modelos, como o Mistral e o Divo, que compartilham a engenharia com o Chiron, mas são considerados modelos separados.
Enquanto o Chiron, com seu motor turbo de 16 cilindros capaz de produzir quase 1.600 cavalos de potência, oferecia desempenho incrível, o Pur Sport fornecia direção e suspensão mais agressivas e aceleração ainda mais rápida.
Mas alguns clientes estavam interessados em algo que fosse uma mistura dos dois, oferecendo o desempenho do Pur Sport, mas com um estilo mais suave.
Assim, os engenheiros e designers da Bugatti começaram a trabalhar em uma nova variante. O Profilée, com uma grade maior para a entrada de ar, dianteiras mais largas, a transmissão também foi revisada para relações de transmissão mais curtas, para fornecer aceleração mais rápida e o motor pode funcionar em velocidades mais altas.
O Profilée é o modelo Chriron de aceleração mais rápida, de acordo com a Bugatti. É capaz de ir de zero a 100 quilômetros por hora, ou 62 milhas por hora, em apenas 2,3 segundos e subir 200 km/h, ou 124 mph, em 5,5 segundos.
Capaz de atingir 236 milhas por hora, ele também tem uma velocidade máxima superior à do Pur Sport, mas não tão alta quanto alguns dos outros modelos da Bugatti. O nome, Profilée, foi inspirado em versões da década de 1930, feitos pela Marca.
Em algum momento, porém, os executivos perceberam que todos os 500 modelos Chiron já teriam sido encomendados antes que o Profilée pudesse ser oferecido aos clientes.
No entanto, eles decidiram concluir este carro, no qual os engenheiros do modelo de desenvolvimento estavam trabalhando. O carro foi certificado para rodar legalmente nas estradas europeias e agora será vendido.
A montadora francesa de carros de luxo havia indicado anteriormente que o conversível W16 Mistral, revelado em agosto passado, seria seu último modelo de carro movido a gasolina.
Apenas 99 desses carros serão fabricados a um custo de pelo menos US$ 5 milhões cada. Mate Rimac, executivo-chefe da Bugatti Rimac, empresa controladora da Bugatti, disse que o próximo modelo de alto desempenho da Bugatti será um híbrido plug-in com um tipo diferente de motor a gasolina.
A RM Sotheby’s não respondeu às perguntas sobre o valor estimado do Profilée. A Hagerty, uma empresa que acompanha de perto os valores de carros de colecionadores e que possui uma empresa de leilões concorrente, a Broad Arrow, estimou que poderia valer entre US$ 6 milhões e US$ 8 milhões. A singularidade do carro torna difícil avaliar seu valor, já que literalmente nunca houve um igual à venda antes.
“Basta dois licitantes motivados para que isso seja muito mais alto”, disse o porta-voz da Hagerty, Jeremy Malcolm, em um e-mail.