Por Yasmim Tabosa
O Instituto Amazônia+21, em parceria com o Centro de Estudos Rioterra e a Santo Antônio Energia, desenvolveu o projeto do Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia (CBCA), um centro de pesquisa científica que está sendo construído em Rondônia, na região Norte do Brasil.
A iniciativa será apresentada à comunidade internacional na Feira de Hannover, na Alemanha, no dia 19 de abril e começou a ser colocada em prática em 2022. A previsão de conclusão é 2025.
“É um orgulho ver uma solução como o CBCA ser construído em Rondônia. Essa parceria entre Santo Antônio, Rioterra e Instituto Amazônia+21 mostra a capacidade das empresas e instituições da própria Amazônia para realizar projetos de transformação da realidade local, com diferenciais que chamam atenção, inclusive pela identificação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirmou o diretor do Instituto Amazônia+21, Marcelo Thomé.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico sustentável na região do Alto Rio Madeira, o Centro terá ações de conservação, laboratórios de pesquisa, uma biofábrica e um viveiro com capacidade para produzir até dois milhões de mudas por ano.
Feira de Hannover 2023
Realizada entre os dias 17 e 21 de abril de 2023, na cidade de Hannover, na Alemanha, o evento se posiciona como um direcionador de tendências e de rumos para o segmento industrial e de manufatura avançada, com foco em processos mais eficientes e integração. Grandes empresas dos setores mecânico, elétrico, digital e de energia são expositoras da feira e demonstram como desenvolvem tecnologias e inovações para uma indústria mais eficiente, sustentável e inteligente.
Sobre o Instituto Amazônia+21
O Instituto Amazônia+21 é uma organização da sociedade civil de iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e da Ação Pró-Amazônia, para promover negócios sustentáveis na região e contribuir para o seu desenvolvimento econômico sustentável, com foco na valorização da diversidade social, ambiental e econômica da Amazônia.
O Instituto tem como missão apoiar a criação de negócios sustentáveis e inovadores na Amazônia, bem como de fortalecer empreendimentos já existentes ou pré-estabelecidos, dialogando com as demandas locais, o potencial econômico da região e a agenda ESG.