Por Tereza Teófilo
Quarenta remadores e remadoras estarão reunidos na manhã deste sábado, 22 de outubro, na Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, para participar da I Regata de Remo Cidade de Manaus. A competição é alusiva aos 353 anos da capital amazonense.
A regata é uma iniciativa da Federação Amazonense de Remo (FAR) e contará com a participação de atletas dos clubes Amazônia Clube de Remo (ACR) e Academia de Remo.
As equipes estarão divididas nas categorias masculino, feminino e misto com atletas master e iniciantes.
No total serão dez provas e os barcos farão percurso de 500 metros partindo do Anfiteatro da Ponta Negra.
“Tradicionalmente realizamos a regata anualmente e para esse ano queremos fazer uma homenagem à cidade de Manaus. Nossos atletas estão treinando há um mês de forma intensa e será uma competição que na verdade terá também um efeito de confraternização entre as categorias que ao longo do ano se dividem em diferentes horários e dias para realizar seus treinos”, afirmou a diretora técnica da Federação, Miriam Martins.
O público que tiver interesse em prestigiar a competição, poderá acompanhar as provas a partir das 6h.
Jubileu de Ouro em 2023
Em maio deste ano, um grupo de 14 remadores e remadoras do Amazonas representou o Estado no XXV Encontro Sul-Americano de Remo Master que aconteceu na raia da Universidade de São Paulo (USP). Em toda a história do remo olímpico no Amazonas, essa foi a primeira vez que o Estado participou de uma competição de nível internacional e o resultado foi positivo com a conquista de nove medalhas.
Nas 14 provas disputadas pela equipe do Amazonas, os remadores e remadoras conquistaram duas medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.
No ano que vem, a Federação Amazonense de Remo (FAR) estará completando 50 anos. “Será o Jubileu de Ouro da nossa Federação e queremos realizar grandes eventos como forma de mostrar um pouco da história desse esporte que já foi de grande expressão em nosso Estado, tendo atraído inclusive competições internacionais com a que ocorreu em 1997 com a participação de equipes britânicas de Cambridge e Oxford”, relembrou Miriam.