Da Redação, com informações do Instituto Ethos
A Estação Das Docas, um dos mais famosos pontos turísticos de Belém (PA), é o palco da segunda edição presencial da Conferência Ethos 360° de 2023. O evento ocorre durante toda a segunda-feira, 18, com painéis simultâneos, voltados para diálogos sobre desenvolvimento social e econômico da Amazônia, os caminhos para o incentivo à economia circular e à bioeconomia, e os desafios para manter a floresta em pé, sem deixar de proteger suas comunidades.
O evento reúne representantes de diferentes setores, incluindo especialistas, organizações sociais, academia e representantes de governos e empresas privadas. As mesas de debate também estão abordando temos como o papel das organizações sociais na proteção da Amazônia, a responsabilidade do setor privado na proteção de agentes que defendem a floresta e os impactos da desigualdade neste contexto.
Durante a tarde, o tema bioeconomia será destaque em alguns debates, dentre eles: “Promovendo a resiliência socioambiental na Amazônia: diálogos sobre bioeconomia, território e emergência climática” e “Bioeconomia e comunidades na Amazônia: benefícios além da preservação”.
A última mesa de discussões do dia terá como tema: “Justiça climática: presente e futuro em perspectiva”, com foco na análise das disparidades climáticas atuais e suas implicações para o futuro. A partir da forma como as populações mais afetadas pelos problemas climáticos estão enfrentando desafios crescentes, o debate buscará destacar a importância das dimensões de classe, raça, etnia, ocupação territorial, entre outros, ao abordar questões que envolvem os impactos causados pela mudança do clima.
Sobre a Conferência – realizada desde 1998, a Conferência Ethos é o maior evento do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo. Entre seus objetivos estão: Reunir de forma concentrada e dinâmica conhecimento de ponta sobre as principais tendências globais da sustentabilidade, compreendendo-as no contexto brasileiro; Entender e tratar a sustentabilidade como estratégia de negócios e diferencial competitivo para as empresas; Debater e construir estratégias empresariais que contribuam para aumentar a competitividade das empresas e do país; Sintetizar tendências e pautar o movimento de sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil. O evento, em Belém, também celebra os 25 anos de existência do Instituto Ethos.