Começamos nossas reportagens especiais repercutindo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que revelou que 14 das 50 cidades mais violentas do Brasil estão na Amazônia Legal, onde a presença do crime organizado e disputas por território contribuem para a escalada da violência.
Produzimos ainda uma série de três reportagens para compreender os “Caminhos para preservar e produzir na região”, iniciada no mês em que se celebra o Dia da Amazônia (5/9).
Também abordamos os efeitos da seca histórica que atingiu a região amazônica.
Outro tema abordado foi o destaque do Brasil como o segundo maior fabricante do mundo de aparelhos de ar-condicionado. São 13 as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (AM), que garantem a autossuficiência do país na produção esses itens, destacando-se na geração de empregos e faturamento.
Também abordamos o setor da Mineração. Com duas tragédias ainda recentes na memória nacional, setor industrial une as empresas e investe em tecnologia para ser mais sustentável e em parcerias contra o garimpo ilegal.
A mais importante Conferência internacional sobre mudanças climáticas, COP 28, ocorreu em um cenário marcado por eventos climáticos extremos, guerras e mudanças no jogo de poder da política mundial. A PIM Amazônia ouviu um especialista em relações internacionais para entender melhor o pano de fundo do evento e os caminhos até Belém, em 2025
Os perigos da mosca-da-carambola para a fruticultura nacional também foram destaque nas especiais da PIM Amazônia. Conversamos com uma especialista para entender os motivos que levaram o Governo Federal a se antecipar e, como medida preventiva, colocar quatro estados da Amazônia em emergência fitossanitária por conta desse inseto.
Gostou do nosso conteúdo especial? Então continue conosco que em 2024 tem muito mais! Até lá, leitores da PIM!