Consumidor espera gastar em média R$ 150 com o presente do Dia das Mães

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) no mês de abril indica as expectativas e intenção de compras de alguns consumidores para maio, na cidade de Manaus. A média de gasto planejada para o feriado do mês foi declarada em R$ 150.

A pesquisa verificou que 42,3%  dos entrevistados nesta amostra pretendem realizar suas compras no centro da cidade, levando em consideração principalmente os preços, as promoções, a variedade de produtos e lojas na região. 38,7% preferem fazer suas compras no comércio local e os outros 19% optam por shoppings.

Paralelamente, mais de 90% dos que passaram pela pesquisa acreditam que os preços dos produtos para o mês de maio continuarão altos. A forma de pagamento também é planejada com a maioria pretendendo usar cartão de crédito, cerca de 61,2%. Já os que relataram realizar suas compras por meio de dinheiro ou débito, foram de 38,8%.

Os consumidores continuam com suas intenções de compra para os bens de consumo de natureza pessoal. Com destaque para a compra de celulares (13,5%), vestuário (11%), relojoaria (10,5%), calçados (10,3%), informática (5%), tecidos (2,3%), ótica (2,3%), livraria, papelaria e material de escritório (2%).

O perfil dos consumidores entrevistados também foi levado em conta. 25,3% deles relataram receber até um salário mínimo (R$ 954) , sendo que a maioria (53,8%) relatou receber entre um a dois salários mínimos. Outros 21% declararam receber entre mais de dois e quatro salários mínimos (R$ 1.908 e R$ 3.816).

Um pessimismo foi verificado nos consumidores em relação às suas pespectivas de economia, empregabilidade e segurança. 82% dos entrevistados relataram estar um pouco ou muito mais difícil conseguir emprego. 9,0% dos entrevistados acreditam que conseguir um novo emprego permanece um pouco ou muito mais fácil. E, na opinião de 3,8% dos consumidores entrevistados, as chances de recolocar-se no mercado de trabalho permanecem inalteradas.

 

 

 

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