Da Redação, com informações do g1 AM
A chuva que caiu sobre Manaus (AM) na manhã de domingo, 17, fez com que uma casa flutuante de madeira fosse arrastada pela correnteza, no bairro de Educandos, na zonal sul da capital. O momento foi filmado e o vídeo que mostra o imóvel sendo levado pela água já circula nas redes sociais. Até o momento não há informações de quantas pessoas moravam na casa que foi arrastada.
Moradores do bairro Educandos dizem que o barranco situado no Beco Corinthians, na Zona Sul, continua cedendo e mais de 30 pessoas que moram no local estão sendo afetadas. À Rede Amazônica, o líder comunitário Gil Eanes relatou que não é a primeira vez no ano que moradores perdem casa devido as chuvas intensas em Manaus.
“Com a mudança do leito do igarapé, o curso da água ficou assim e a erosão está afetando a estrutura das casas. Com as chuvas, as casas vão fatalmente cair. Esse ano, já caíram três casas aqui nessa área, já caíram três no Beco da Paciência e já caíram duas no Beco Beira-Mar, por causa dessa erosão de barraco”, disse o líder comunitário, ressaltando que o ideal é retirar os moradores da área sob risco. “O risco é iminente, não tem jeito. Continuando a chuva, casas vão ceder. A gente reclamou nos órgãos públicos desde do inicio do ano”, disse Gil.
Procurada pelo site g1, a Defesa Civil do Município ainda não havia se manifestado sobre eventuais planos de retirada dos moradores do local. Ainda no domingo a prefeitura de Manaus divulgou uma nota sobre a situação no bairro Educandos. Leia abaixo, na íntegra.
“A Prefeitura de Manaus, representada pelo diretor de Operações da Secretaria-Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), José Mendes, informa que foi acionada via Central 199 e já esteve no local onde ocorreu, neste domingo, 17/12, uma situação envolvendo um flutuante. O fato aconteceu no bairro Educandos, zona Sul da capital.
De acordo a Sepdec, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), foi constatado no local que o flutuante foi deixado no lugar sem a devida amarração e que deslizou com o aumento abrupto das águas provocado pela chuva.
José Mendes enfatizou que está nas ruas desde ontem, em atendimento às ocorrências ocasionadas pela chuva. Uma visita técnica está programada para amanhã ao local, para que seja feita uma análise à estrutura do lugar.”