Por Nívia Rodrigues / Assessora parlamentar
Uma delegação do Amazonas formada por representantes do setor de cooperativismo participa da 8ª edição do World Coop Management Expo22 (WCMEXPO22), que acontece em Belo Horizonte (MG). O deputado Adjuto Afonso (UB), que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), integra o grupo, e avalia de forma positiva o congresso, considerado o mais importante do país no setor.
Ao lado do presidente da Organização das Cooperativas do Brasil – secção Amazonas (OCB-AM), Merched Chaar, o parlamentar diz que o grupo passa por uma reciclagem profissional de fundamental importância, que envolve estratégias de atuação nos negócios relacionados às cooperativas.
“A proposta do evento é repassar a nova visão empreendedora e cooperativa para o futuro, com pautas que impactam em liderança, gestão e a sociedade em que vivemos. Aqui, estamos discutindo as principais tendências mundiais e modelos de gestão que mais se adaptam ao período pós pandemia, além das ideias e práticas dos grandes pensadores e estrategistas da atualidade. É um evento muito importante para o setor”, ressalta o deputado.
Merched Chaar, presidente da OCB, avalia como uma amostra dos desafios do setor nesse período pós pandemia. “Nós estamos enfrentando uma fase de desafios, e estamos aqui, nesse encontro mundial do cooperativismo, avaliando esses desafios que precisam ser vencidos, a tecnologia é outra, os tempos são outros, as exigências são outras, e vamos aprender e aplicar nas nossas cooperativas”.
De acordo com o portal oficial do evento, o WCMEXPO22 reune presidentes e dirigentes do setor cooperativo brasileiro, onde o público interage com os principais Players do mercado, aumentando seu networking, conhecimento e promovendo oportunidades de negócios.
O evento é realizado em Belo Horizonte desde 2015, e é considerado uma referência no setor cooperativo do Brasil.