Por Tiago Tortella / CNN
A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte, assumiu a presidência do país nesta quarta-feira (7). A posse aconteceu após o ex-mandatário, Pedro Castillo, fazer uma tentativa frustrada de golpe, sofrer impeachment e ser detido.
Durante a sessão no Congresso nacional, a política jurou a Constituição e recebeu a faixa. Ela foi eleita junto de Castillo, em 2021.
Mais cedo nesta quarta, o ex-mandatário havia anunciado que iria dissolver parcialmente o Parlamento e convocar eleições.
Também estava prevista para hoje a votação da terceira moção de vacância (o equivalente a um processo de impeachment) contra Pedro Castillo. Ele deveria responder à acusação do Legislativo de ter “incapacidade moral permanente” para governar.
Integrantes do governo e pessoas próximas ao presidente são acusados de corrupção. Porém, conforme explica Lourival Sant’Anna, assim como acontece na Argentina, após a condenação a seis anos de prisão da vice-presidente Cristina Kirchner, parte da esquerda afirma que está acontecendo um uso político da Justiça.