Edição 160

EDITORIAL

Certamente, o Brasil se destaca por uma produção mineral expressiva, que o situa entre os principais players do mercado mundial. Ponto positivo é que, cada vez mais, estados brasileiros demonstram resultados expressivos em produção, a exemplo da Bahia, do Pará e do Mato Grosso.

Há muito espaço para o país ampliar a diversificação de sua produção mineral, ainda um tanto concentrada no minério de ferro. Para isso, o IBRAM tem defendido que sejam criadas políticas para estimular a pesquisa mineral em escala adequada à mineração.

Na produção de minério de ferro, o Brasil é o 2o maior produtor global. Em nióbio é o 1o produtor. Na de vermiculita é o 3o. Já na produção de vanádio é o 4o. Em grafita é o 3o, 4o em bauxita e é o 7o maior produtor de caulim.

Um dos grandes desafios para o desenvolvimento do setor no Brasil é que inexistem mecanismos de financiamento adequados para a atividade mineral, especialmente para o segmento da pequena e média mineração e, com muito mais destaque, ainda, para o segmento de pesquisa mineral, etapa que dá início ao empreendimento minerário. Saiba mais sobre o assunto na entrevista com o presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann.

Ainda nesta edição, fabricantes de ar-condicionado do mercado nacional alertam para a nova política industrial do setor, que está causando insegurança no ambiente de negócios e ameaça um dos setores industriais importantes de Manaus. Nesta matéria exclusiva, você vai entender o motivo da insatisfação de praticamente todos os atores que operam neste segmento.

Confira também em “Turismo”, um pouco mais das cidades de Manaus e Porto Velho. Na capital rondoniense, o novo Plano Municipal de Turismo promete reduzir a dependência da cidade de setores tradicionais e alavancar o setor de serviços.

Acompanhe também o balanço da Eletrolar Show deste ano, maior feira de eletroeletrônicos da América Latina. O evento, organizado pelo Grupo Eletrolar, reuniu 700 marcas e apresentou mais de 10 mil produtos, que vão de celulares a televisores, geladeiras, videogames e tecnologias de ponta que associam ferramentas como inteligência artificial ao desenvolvimento sustentável.

Isso e muito mais você acompanha nesta edição.

Boa leitura!

Entrevistas

Rolar para cima