EDITORIAL
No mês de junho é comemorado o dia do meio ambiente. A cada ano, o tema ganha mais importância e atenção de todos. No último ano em particular, o aumento da incidência de desastres climáticos tem preocupado ainda mais os pesquisadores e cientistas envolvidos com o tema.
Um estudo recente “Critical slowing down of the Amazon forest after increased drought occurrence” (Desaceleração crítica da floresta amazônica após aumento na ocorrência de secas, em tradução livre), publicado pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), traz um novo alerta sobre a incapacidade de recuperação de florestas tropicais como a Amazônia, dado ao aumento de eventos climáticos extremos, de nível semelhante a seca histórica que atingiu a região em 2023.
O estudo enfatiza que fenômenos como as secas estão se tornando mais frequentes na Amazônia, em um grau que foge a naturalidade, causando efeitos negativos à saúde e ao funcionamento da floresta. Dessa forma, o ecossistema está tendo menos tempo para se recuperar, e por isso perde aos poucos sua capacidade de resiliência (reconstrução), podendo se aproximar de um estado crítico e, até mesmo, de um ponto de não retorno. Leia mais detalhes na reportagem especial de capa.
Confira ainda entrevista com o Governador do Pará, Helder Barbalho, que alerta sobre a emergência climática ser real, e que precisamos ter um debate sério e urgente sobre este tema. O governador, que também é presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, falou dos investimentos liderados pelo Pará na preparação da cidade de Belém para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), e principalmente do legado social que vai ficar para os habitantes da região amazônica.
Você também vai conhecer a Amera, empresa especializada na reciclagem de pneus que são transformados em outros tipos de produto, e vendidos no mercado.
Leia ainda a opinião de nossos articulistas sobre assuntos relevantes para o desenvolvimento da Amazônia Legal.
Boa leitura e até a próxima.