O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, discutiu nessa quarta-feira, 19, em Brasília, parcerias estratégicas para fortalecer e promover os destinos turísticos da Região Norte do Brasil no mercado internacional, além da participação dos estados em eventos e feiras internacionais do setor. A reunião contou com a participação do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Bruno Reis; e representantes estaduais de turismo da Região Norte que integram a iniciativa Rotas Amazônica Integradas (RAI).
O encontro também colocou em pauta um plano de trabalho para promover o turismo dos estados que fazem parte das Rotas Amazônicas Integradas (RAI) de maneira conjunta, com foco em mercados como a Índia, China, Japão, além da Europa e América Latina; e o projeto para criação de uma vitrine que irá divulgar experiências turísticas brasileiras de maneira segmentada, e a possibilidade de intercâmbios para capacitação e cooperação para sustentabilidade e turismo.
O titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Hercy Filho, destacou que o encontro trouxe inúmeras possibilidades para que o turismo da Região Norte do Brasil possa se solidificar no cenário internacional. “A equipe da Embratur nos proporcionou trocar ideias e planejar ações para que turistas de todo o mundo possam conhecer as belezas que a nossa Amazônia possui”, pontuou.
Comissão de turismo
Na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, também discutiu: a destinação de recursos para fortalecer ações promocionais; melhoria da infraestrutura e da conectividade entre pontos turísticos da Região Norte; importância da COP 30 para atrair visitantes e investimentos para o turismo sustentável; impulsionamento da participação dos estados da Amazônia em eventos internacionais de turismo; possibilidade de criação de novos circuitos turísticos baseados em experiências diferenciadas, com destaque para a pesca esportiva, turismo de aventura e turismo religioso; estratégias para garantir investimentos, a partir do apoio do Ministério do Turismo e do Congresso Nacional, com objetivo de posicionar a Amazônia como um dos grandes destinos turísticos globais.
“Sem dúvidas, foi um dia de debates muito importantes para o desenvolvimento do turismo do Tocantins, sobretudo no que diz respeito à projeção das nossas belezas naturais para o mundo. Quero destacar o esforço da gestão do governador Wanderlei Barbosa, que é um grande incentivador do turismo enquanto mecanismo de transformação social e geração de renda”, enfatizou o titular da Setur, Hercy Filho.
Fortalecimento da Amazônia no mercado internacional
Em Brasília, o titular da Setur reuniu-se com a diretoria do Sebrae, em um encontro articulado pela Embratur. Uma das principais propostas apresentadas foi a criação de uma identidade única para a Amazônia, incluindo o desenvolvimento de uma marca oficial e um site exclusivo, reunindo informações estratégicas para promover a região globalmente.
A iniciativa se baseia no modelo já implementado pelo Sebrae no Nordeste, que tem fortalecido o turismo e a competitividade da região. A expectativa é que essa experiência de sucesso seja replicada na Amazônia, consolidando a Região Norte como um destino turístico de destaque no cenário mundial.
Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur (à esquerda), Bruno Reis; durante encontro com o titular da Setur (à direita), Hercy Filho – Divulgação
Encontro ocorreu nessa quarta-feira, 19, em Brasília – Divulgação
Fonte: Governo Tocantins