Agricultores familiares da comunidade Vila São José, localizada no Lago Araras, em Caapiranga (distante 134 quilômetros de Manaus), foram contemplados com a emissão e renovação de documentos rurais e, também, com visitas técnicas a uma propriedade onde há o cultivo de malva. A condução dos serviços, na terça-feira (18/02), foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Por meio da Unidade Local (UnLoc) do instituto no município, com o apoio da Prefeitura de Caapiranga, foram registrados 43 documentos, entre os quais 33 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF) emitidos e 10 Cartões do Produtor Primário (CPP) renovados.
“O serviço de regularização de documentos é extremamente importante, uma vez que o CPP e CAF, por exemplo, garantem aos trabalhadores rurais o acesso a programas e chamadas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, observou o gerente da UnLoc Idam/Caapiranga, Júlio Franco.

Sobre a visita técnica à propriedade, o gerente salientou que a atividade teve como o intuito realizar o levantamento da quantidade de sementes necessária para a produção de malva referente à safra 2025/2026. “Além do levantamento, juntamente com o secretário de produção do município, Kranlin Barelli Teixeira, prestamos, também, orientações sobre o cultivo da fibra aos trabalhadores atuantes nessa importante atividade em Caapiranga”, concluiu.
Fonte: Governo Amazonas