Começou na manhã desta quinta-feira (21), o Encontro Regional Fortec Norte 2024, evento que reúne alguns dos principais atores de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da região Norte. A programação, que vai até sexta-feira (22), é realizada no Auditório da Suframa e está focada na promoção da inovação sustentável em harmonia com o desenvolvimento econômico e social da Amazônia.
Com o tema “Inovação para a Sociobioeconomia Amazônica”, o encontro busca fortalecer parcerias estratégicas e explorar práticas que fomentem a bioeconomia regional. O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a importância do evento para a integração dos atores do ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá e também mencionou o papel da Autarquia no Observatório de Tecnologia Verde, que monitora a aquisição de patentes no setor.
“A Suframa está sempre de portas abertas para apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e inovador da região. Sonhamos que a Zona Franca de Manaus se torne o futuro centro econômico do Brasil, com destaque para a biotecnologia e a bioeconomia”, afirmou Aguiar. A Autarquia também participa do evento por meio da procuradora-chefe, Diana Azin, que atuará como mediadora em debates e discussões.
Conforme os organizadores, o Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) Norte tem como principais metas: fortalecer redes de parceiros estratégicos para integrar agentes de inovação da Amazônia; promover a gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e o uso da Propriedade Intelectual como ferramentas para a sociobioeconomia; e Ajustar ações de transferência de tecnologia ao contexto amazônico, aproveitando oportunidades legais, como o Marco Legal de CT&I, a Lei do Bem e a Lei de Informática.
Com representantes de instituições-chave, como Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal de Rondônia (UFRO), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Pará (Embrapa-PA), além de empresas do Polo Industrial de Manaus, o evento visa a fortalecer a coordenação regional do Fortec e promover a integração entre os setores público, privado e acadêmico – a chamada Hélice Tríplice Amazônica.
Programação
O primeiro dia foi marcado pelo painel “Potencializando a Inovação na Amazônia”, que abordou os desafios e perspectivas da Lei de Informática na Zona Franca de Manaus. As mesas-redondas discutiram como instrumentos como a Lei do Bem e o Marco Legal de CT&I podem ser usados para viabilizar projetos de inovação em parceria com empresas.
Já na sexta-feira, dia 22, oficinas práticas ensinarão como utilizar ferramentas do Marco Legal para fomentar a sociobioeconomia e efetivar a prestação de serviços por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). A programação inclui ainda o painel “Lei de Informática: Estratégias para Acesso e Gestão de Recursos em PD&I” e a reunião do Fortec Norte.
O evento é transmitido pelo canal do Fortec no YouTube. Segue link do primeiro dia de programação: https://www.youtube.com/watch?v=BdB6YwSr6ro.
Fonte: Suframa