“Estamos intimamente ligados à água”

“Manaus pode ser considerada um caso à parte em relação às demais capitais brasileiras por ser totalmente entrecortada por igarapés”

\"\"O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas), Antonio Nelson Oliveira Júnior, fala sobre o papel fundamental do órgão que dentre outras atribuições é responsável pelo licenciamento ambiental de empresas, condomínios, bares e restaurantes. O órgão cobra dos mesmos a instalação de estação de tratamento de efluentes (ETEs) e a emissão de laudos que comprovem seu respectivo funcionamento. A intenção é reduzir o índice de contaminação dos cursos d\’água na capital amazonense.

O secretário garante que a Semmas tem exercido um papel fundamental nesse processo de licenciamento, tratando com rigor o cumprimento dos parâmetros exigidos pela legislação, e com isso contribuindo para que os resíduos recebam a destinação final adequada. Por sua vez, as empresas têm feito o ‘dever de casa’, buscando se regularizar junto ao órgão, fazendo parcerias e também ajudando no projeto de arborização. Confira a entrevista concedida à PIM Amazônia.

Em que consiste o papel da entidade?

A Semmas tem feito um trabalho de revitalização de áreas verdes, a partir de compensações ambientais firmadas junto a empreendimentos licenciados pelo órgão. Esse tem sido um dos principais destaques da relação entre o poder público e as empresas que desenvolvem atividades licenciadas pela secretaria.

Confira a entrevista na íntegra na Revista PIM Amazônia.

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia