Expansão de aeroporto internacional em Hainan entra em operação

O projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Meilan de Haikou, na ilha de Hainan, no sul da China, entrou em operação nesta quinta-feira, oferecendo um grande impulso à construção do porto de livre comércio (FTP, em inglês) de Hainan.

O projeto consiste em um novo terminal, uma pista de 3.600 metros de comprimento e instalações de transporte terrestre. A nova pista pode lidar com o Airbus A380, até agora o maior avião de passageiros do mundo.

Com 300.000 metros quadrados, o novo Terminal 2 tem o tamanho de 42 campos de futebol padrão e cerca de duas vezes do tamanho do Terminal 1. Possui 110 balcões de check-in e um número considerável de lojas duty-free que abrangem quase 10.000 metros quadrados.

Quarenta e um dispositivos de check-in de autoatendimento e dez dispositivos de despacho de bagagem automatizados também tornarão o check-in mais eficiente e inteligente para os passageiros. O aeroporto é caracterizado pela temática de ilha tropical e elementos culturais locais tradicionais, como casas de arcada e brocado da etnia local de Li, possibilitando uma experiência única de viagem.

Zhao Ziyu, passageiro de Shenzhen, disse que o aeroporto recém-construído é espaçoso e brilhante, com um senso de ciência e tecnologia no design. \”Há muitas plantas no terminal, assim como um jardim, o que oferece aos turistas uma boa experiência\”, disse Zhao, acrescentando que é conveniente para fazer compras com suas muitas lojas duty-free.

Como uma província insular, o transporte aéreo é a maneira mais eficiente para conectar Hainan ao mundo. Com o aprofundamento da construção do FTP de Hainan e o rápido crescimento da demanda de aviação civil, a capacidade de transferência de passageiros e cargas do aeroporto de Meilan tornou-se saturada. O projeto de expansão assume a missão de modernizar a aviação civil de Hainan.

Com a ampliação, o aeroporto pode agora lidar com uma capacidade anual de 35 milhões de passageiros e uma capacidade de carga de 400.000 toneladas até 2025. A instalação ajudará a conectar Hainan com o mundo e se tornar um centro de aviação para o Oceano Pacífico e o Oceano Índico.

Feng Fei, governador da Província de Hainan, destacou que este projeto, um grande projeto histórico para a construção do FTP, impulsionará o rápido desenvolvimento da indústria aeroportuária de Hainan.

\”Também ajudará Hainan a desempenhar um papel fundamental na \’circulação dupla\’, criar condições mais favoráveis para a ilha servir e se integrar ao novo padrão de desenvolvimento e promover o desenvolvimento de alta qualidade da província\”, disse Feng.

Em 1º de junho do ano passado, as autoridades chinesas divulgaram um plano diretor para o porto de livre comércio de Hainan. O objetivo é transformar a província insular do sul da China em um porto de livre comércio de alto nível globalmente influente até os meados do século.

Fonte: AXN

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima