Com o objetivo é promover a integração do setor do estado com a região Norte e o restante do Brasil, gerando novos conhecimentos, negócios sustentáveis e valorizando a cadeia produtiva do turismo. A ExpoTurismo Rondônia 2024 promete transformar o estado no principal hub (espaço de negócios) e ponto focal de inovação na Amazônia. O evento está programado para acontecer de 4 a 6 de julho, em Porto Velho, e trará uma série de atividades voltadas à promoção do turismo receptivo e pesca esportiva.
A ExpoTurismo Rondônia 2024 é uma iniciativa do governo do estado, realizado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento é uma oportunidade para mostrar as belezas naturais do estado e fortalecer a economia local por meio do evento. “Com a ExpoTurismo queremos posicionar o estado como um polo atrativo para turistas de todo o Brasil, impulsionando a geração de emprego e renda à população”, salientou.
A programação da ExpoTurismo inclui aulas show, debates, exposições, oficinas, palestras, talk shows e workshops, que acontecem nos dias 4 e 5 de julho (quinta e sexta-feira), das 14h às 22h, e 6 de julho (sábado), das 10h às 18h.
Com uma expectativa de público de 10 mil visitantes, entre os destaques do evento estão 70 estandes expositores, palestras regionais, nacionais e internacionais sobre pesca esportiva, além de 15 estandes gastronômicos. Também são previstas apresentações culturais e caravanas de turismo dos municípios de Rondônia, do estado do Mato Grosso e Acre.
De acordo com o titular da Setur, Gilvan Pereira, a ExpoTurismo Rondônia 2024 visa promover o turismo e a pesca esportiva no estado, além de fomentar conexões comerciais para negociações do setor, contribuindo para geração de emprego e renda. Outro objetivo do evento é homenagear empreendedores, empresários e instituições pelos serviços prestados ao turismo de Rondônia, além de tornar o evento uma feira de referência na Região Norte do país.
“O evento vai promover o turismo e a pesca esportiva no estado, e já aproveitamos a oportunidade para pedir a toda população rondoniense que deixe marcado em suas agendas essas datas, de 4 a 6 de julho, para que nos encontremos na ExpoTurismo 2024“, convidou o secretário da Setur.
Participação – Alem das prefeituras, o evento contará com a presença de secretarias municipais de turismo; secretarias do estado de Rondônia; secretarias estaduais de turismo da Região Norte; agentes de viagens; operadores corporativos; empresas do comércio de bens, serviço e turismo; hotéis; transportadoras; bares; restaurantes; pescadores esportivos e amadores; guias de turismo; condutores da pesca esportiva; formadores de opinião; acadêmicos e sociedade em geral.
Estrutura – O evento vai contar em sua estrutura com vários ambientes para atender à programação, como:
- Espaço Governamental;
- Espaço Municipal (destinos e produtos turísticos);
- Espaço Institucional;
- Espaço Empresarial Rondônia;
- Espaço Gastronômico;
- Espaço da Pesca Esportiva;
- Espaço Cultural;
- Encontro de Negócios; e
- Auditório: workshops, talk shows, palestras, caravanas estaduais e interestaduais, concursos e premiações.
Fonte: Governo de Rondônia