Um novo sistema de transporte de contêiner com uma ferrovia suspensa está sendo construído no Porto de Qingdao, na Província de Shandong, leste da China, com a expectativa de que diminuirá muito os custos e melhorará a eficiência logística, além de reduzir as emissões veiculares.
Desenvolvido pelo Porto de Qingdao em cooperação com a CRRC Yangtze Co. Ltda., o novo sistema será construído no terminal de contêiner automático no porto e a extensão da linha completa será de 9,5 quilômetros.
O sistema de transporte de contêiner não tripulado, primeiro do tipo na indústria portuária global, substituirá os caminhões para a movimentação de contêineres no porto quando for concluído, de acordo com os desenvolvedores.
A capacidade de processamento de carga do novo sistema chegará a quase quatro ou cinco vezes à do transporte rodoviário, informou a empresa.
A primeira fase do projeto entrará em operação em junho de 2021. A capacidade de transporte anual chegará a 1,5 milhão de unidades equivalentes a 20 pés após a conclusão do sistema inteiro, de acordo com o porto.
Fonte: AXN