Festival celebra cultura e gastronomia japonesa em Manaus

Atração do Jungle Matsuri, a realidade virtual “Sky Bridge Experience”, ficará disponível até quinta-feira (22) durante pré-lançamento do Festival no piso castanheiras do Manauara Shopping com visitas gratuitas

Faltam 3 dias para a Jungle Matsuri, o maior Festival de Cultura Japonesa da região Norte do Brasil. A primeira edição trouxe há dois anos grande público para prestigiar o evento no Studio 5 Centro de Convenções, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, 3555. Distrito Industrial. E para este ano, o Festival vai celebrar em grande estilo as riquezas da cultura japonesa na Amazônia.

O pré-lançamento realizado neste domingo, 18, durante o Sun Manauara, no estacionamento G8 vermelho do Manauara Shopping apresentou uma amostra do que vai acontecer neste fim de semana, de sexta a domingo, 23 e 24, das 18h às 22 horas e 25, das 10h às 20h.

Foto: Divulgação / Nippaku

Takao Sato, organizador do Festival é responsável pela organização de Matsuris em todo país destaca a programação em Manaus, “produzo Matsuris em todo o Brasil, destaco os principais no Rio de Janeiro, em Maringá, no Costão do Santinho em Florianópolis e aqui em Manaus, entre outros, para mim é uma grande honra estar organizando junto com a Nippaku, pela segunda vez, essa entidade tão representativa e poder através da programação que a gente cria poder mostrar o melhor da cultura japonesa para os amazonenses”.

Cliente do shopping, Mariana Silva, prestigiou a ação do Jungle Matsuri e disse que amou as danças tradicionais, tanto que participou do Bon Odori com os Nippacats no momento em que o público foi convidado a participar da dança oriental. “Minha filha viu a programação no instagram do Jungle Matsuri e me falou, eu adorei a Bon Odori, nunca tinha visto os tambores nem nada parecido, eu amei demais”, disse a empresária e jornalista profissional que já confirmou presença no evento marcado para o fim de semana.

Foto: Divulgação / Nippaku

Realidade virtual

A ‘Sky Bridge Experience’, uma experiência de realidade virtual da Fundação Japão, estará disponível para visitação gratuita durante o pré-lançamento até quinta-feira, 22, das 10h às 22 horas no piso castanheiras do Manauara Shopping (em frente às Ramsons). O Sky Bridge-Ponte do céu faz parte de uma série de projetos de arte cênica de cooperação internacional da Fundação Japão. Desenvolvido para os planetários no Japão pela empresa japonesa LIL Visual Art Studio, contou com a participação de músicos e artistas de ambos os países na produção.

“Sora no hashi/Ponte do Céu/Sky Bridge” se trata de um nome universal para unir os povos de várias nacionalidades neste novo e conturbado momento histórico em que a humanidade está atravessando e que precisa de projetos humanitários como este para um novo futuro. Um tema para ser explorado na sua totalidade de significados: as várias pontes que existem entre países através de elementos da natureza, toda a subjetividade e espiritualidade que a arte pode nos proporcionar”.

“Estamos com grande expectativa para o público de Manaus, pois foram incorporados vários elementos regionais do norte brasileiro para este conteúdo, como a riqueza da fauna e flora amazonense e o ritmo do Carimbó paraense”, ressaltou Sérgio Mineiro, da Fundação Japão.

Foto: Divulgação / Nippaku

Intercâmbio cultural: Brasil-Japão

O presidente da NIPPAKU-Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, Hajime Hattori, celebra o intercâmbio cultural entre brasileiros e descendentes de japoneses no Amazonas e a realização da primeira Jungle Matsuri pela instituição em 2019. “O diferencial aqui são os professores que lecionam não só as palavras, mas introduzem na aula a cultura japonesa, e a gastronomia porque eles juntam os alunos, fazem sushi, karê e coisas que fortalecem o interesse em cultura japonesa, em função disso os não descendentes de japonês se interessam bastante, aqui em Manaus principalmente a interação entre descendentes de japonês e brasileiro é muito grande, a Jungle Matsuri nasceu em função da comemoração dos 90 anos da imigração japonesa para o Amazonas, na mesma semana que nós fizemos a grande celebração no Teatro Amazonas”, recordou.

Coordenador da Jungle Matsuri e diretor da NIPPAKU, Nobuo Miki, lembra que em 2019 reunir aproximadamente 30 mil pessoas participaram da programação do festival, “nossa ideia era realizar anualmente, mas infelizmente com a pandemia a gente não conseguiu em 2020 e nem 2021; e agora graças a vacina, foi decidido que a gente realizaria a segunda edição em 2022, teremos várias atrações, miss Nikkey é uma novidade para este ano, a culinária, concurso de Cosplay, a culinária japonesa que o povo manauara gosta muito, nossa expectativa é proporcionar um pouco da nossa cultura japonesa e superar a quantidade de espectadores”, destacou.

Mais informações estão disponíveis no site: junglematsuri.com.br e também no perfil do Instagram www.instagram.com/jungle.matsuri

Marcas parceiras

Panasonic do Brasil, a marca japonesa líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletroeletrônicos, leva ativações interativas ao evento Jungle Matsuri.

Tanto no Brasil, quanto na Panasonic, a cultura japonesa é muito valorizada, e sua gastronomia conquistou o coração dos brasileiros. Para a Panasonic, líder mundial nas áreas de desenvolvimento e tecnologia, ressaltar as heranças culturais de sua sede é muito importante, pois reforça sua origem. E para celebrar, a marca estará presente no evento Jungle Matsuri, em Manaus.

Em 2022 a empresa completa 55 anos no Brasil. Em Manaus, a fábrica foi inaugurada em 1981 com o total de 809 colaboradores. A marca deseja proporcionar experiências memoráveis para o público do evento, ao reforçar que seus produtos são criados a partir das pessoas e de suas necessidades.

Dentre as ativações da marca no evento, haverá uma máquina de pelúcia do Panasonic Leo, mascote da categoria de pilhas, onde os presentes poderão tentar a sorte e se divertir com a família. A marca também contará com espaços instagramáveis em seu stand, produtos de linha branca, como as geladeiras – classificadas em A+++ pelo Inmetro – e itens de cuidados pessoais.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

23 de setembro (sexta-feira)

18h30 – Grupo Wadan Taikô Ensemble

19h – Cerimônia de Abertura

19h30 – Grupo FuugaKazan Taiko

20h – Show Musical: Lisa Tonaki/Alan Nywner

20h30 – Grupo Wadan Taikô Ensemble

21h – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasasaki

24 de setembro (sábado)

12h – Show Musical: Lisa Tonaki/Allan Nywner

12h30 – Show Musical: Banda Kyuubi

13h30 – Grupo FuugaKazan Taiko

14h – Show musical: Bruna Higs

15h – Desfile e Concurso Cosplay

15h45 – Nippacats

16h – Outorga de Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral

16h30 – Show musical: Larissa Tassi

17h – Grupo Teatral Nippaku

17h30 – Grupo Wadan Taikô Ensemble

18h – Bon Odori/Matsuri dance

19h – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki

20h – Miss Nikkey Amazonas

25 de setembro (domingo)

12h – Orquestra Geek Jukebox

12h30 – Grupo FuugaKazan Taiko

13h – Show musical: Bruna Higs

14h – Grupo Wadan Taiko Ensemble

14h30 – Desfile e Concurso Cosplay

15h30 – Nippacats

16h – Grupo FuugaKazan Taiko

16h – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki

17h – Grupo Teatral Shingeki

17h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble

18h – Show musical: Pamela Yuri

19h – Bon Odori/Matsuri dance

Obs.: a programação está sujeita a alterações e ajustes até os respectivos dias do evento

Fotos: Divulgação / Nippaku

Entrevistas

Rolar para cima