A Flextronics da Amazônia Ltda, que já possui uma cultura de inovação implementada, apresentou na 23ª Mostra de Gestão e Melhorias da Qualidade do Prêmio Qualidade Amazonas (PQA) os resultados obtidos por meio do Projeto EMOS (Easy-to-Mount, Use-to-Scan), que contou com um equipamento rastreador de serviços que reduziu em até 80% os custos de novos equipamentos para a unidade de Sorocaba (SP), de acordo com o coordenador de Lean e Automação, Luan Folhadela.
Segundo Folhadela, o aumento de demandas da clientela gerou a necessidade de elevação da capacidade fabril da companhia, de sete para 14 linhas de produção em 60 dias, e ainda a necessidade de novos escaneadores para rastreamento de componentes, que aumentaram de nove para 24 unidades.
Para solucionar o problema, uma equipe de trabalho foi formada por técnicos de Tecnologia da Informação (TI), Sistemas e Lean, mais o Instituto de Inovação da Flex, para criação do equipamento de rastreamento. Segundo Folhadela, a solução do problema veio por meio de feedback dos clientes e funcionários mediante pesquisas.
“A Flex utilizou componentes encontrados no mercado, desenvolveu, em modelagem na impressora 3D, toda a estrutura de integração dos componentes e desenvolveu um sistema de integração das aplicações a um custo 80% menor do mercado”, disse Folhadela.
Atualmente, no Brasil, a Flex tem três fábricas de grande porte, com três institutos de tecnologia voltados para desenvolvimento econômico e social. Responde por 10% do faturamento global e emprega cerca de 10 mil colaboradores. No Polo Industrial de Manaus (PIM), a fábrica Flex tem 2,4 mil colaboradores.
Modelo de gestão
A Flex também concorre na modalidade Gestão. Segundo a diretora de operações, Valéria Valente, é importante desenvolver a estratégia na gestão organizacional baseada na cultura da empresa, ponto de partida para o delineamento dos processos e de como devem ser atingidos os seus objetivos.
“A Flex tem isso muito forte, e o mais importante, toda essa estratégia, e ela vem do corporativo, é disseminada em todos os níveis. Isso facilita para que todos estejam envolvidos e engajados com o mesmo objetivo”, disse a diretora de operações.
“Não é uma tarefa fácil repassar aos mais de dois mil colaboradores todos os processos realizados na empresa, mas é uma tarefa que faz parte do nosso dia a dia: capacitar as pessoas, fazer com que estejam continuamente engajadas e motivadas a aprender, é parte desse processo, então não é uma tarefa fácil, mas é muito boa de fazer, porque no final do dia, você ver o resultado, afirma Valente.
De acordo com a gestora, entregar um produto com qualidade, no prazo e atendendo as expectativas do cliente, é a recompensa. A satisfação do cliente é medida por meio de pesquisa de satisfação, que avalia de zero a 10 todo o processo realizado pela empresa.
Para repassar todos os direcionamentos de política, novidades e projetos aos colaboradores, de acordo com Valente, são realizadas trimestralmente reuniões com toda a fábrica, com diversas sessões que cobrem todos os turnos, além de reuniões diárias com os gestores.
Copag reduz custos e aumenta produtividade
A equipe da empresa Copag da Amazônia S.A apresentou o projeto Unificação de Formas em um Cartão e Redução de Entradas de Máquinas. Segundo Laysa Silvestre, assistente de excelência operacional, houve uma redução de R$ 40 mil nas áreas que utilizavam esses tipos de componentes.
As melhorias foram realizadas em dois itens (deck e caixa unitária) que compõem um box. O problema apresentado pela Copag era o tamanho da folha, que não permitia imprimir dois decks completos de alguns jogos. Sendo assim, a equipe de P&D aumentou a capacidade de corte em 7%, desenvolvendo um cartão com dimensão 8% maior.
Além de aumentar a capacidade produtiva de impressão e corte de mais cartas (dois decks completos) por folha, e aumento de disponibilidade e redução de tempo de entrega, o projeto trouxe ganho financeiro para a unidade – devido ao menor custo nos processos (considerando as entradas de máquina), redução de riscos de mistura de itens durante o armazenamento, com maior confiabilidade na composição do produto, devido a redução de manuseio, e ainda, Lead Time de produção menor: redução de setups e atividades, e do tempo de entrega do produto ao cliente final.
Como parte da mostra, a empresa BMW Manufacturing Indústria de Motos da Amazônia apresentou o projeto de Implantação de um Novo Layout de uma Linha de Montagem de Motocicleta, que concorre na modalidade Processo no PQA 2022.