FMI prevê que economia da China crescerá 8,1% em 2021

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu nesta semana que a economia da China crescerá 8,1% em 2021, 0,1 ponto percentual a menos que o prognóstico de outubro, segundo a atualização mais recente de seu Panorama Econômico Mundial (WEO, em inglês).

A China é uma das economias que voltaram para o nível previsto antes da pandemia no quarto trimestre de 2020, \”muito à frente\” de outras economias importantes, disse a economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, durante uma entrevista coletiva virtual na manhã da última terça-feira (26).

\”A China teve muito êxito na contenção da pandemia e isso teve um papel muito importante para recuperar a atividade muito mais rapidamente\”, disse Gopinath.

\”Há um apoio de política eficaz tanto em termos de política fiscal como de política monetária\”, disse Gopinath, que acrescentou que as exportações da China também subiram neste ambiente.

Malhar Nabar, chefe de divisão do Departamento de Pesquisa do FMI, que ecoou as observações de Gopinath, disse aos jornalistas que o apoio de política da China foi \”um grande motor\” de sua \”impressionante recuperação\” em 2020.

\”Continuam sendo fortes o apoio de gasto em infraestrutura pública, e também o apoio que se proporcionou às famílias e empresas afetadas, reforçados pelas ações agressivas do Banco Popular da China para proporcionar apoio de liquidez e assegurar essa provisão de crédito\”, disse Nabar.

\”No futuro, vemos uma transferência gradual à atividade do setor privado, começando por uma recuperação da atividade de investimento privado\”, analisou ele. \”De fato, isto já se viu na segunda metade do ano passado, e esperamos que continue.\”

Nabar acrescentou que para assegurar a via da recuperação, é \”de importância vital\” que a China garanta que o reequilíbrio para o consumo privado continue e \”talvez até se acelere em certa medida, com esforços para fortalecer a rede de segurança social.\”

De acordo com a atualização mais recente do WEO, a China crescerá 5,6% em 2022, enquanto a economia mundial se expandirá 4,2% no mesmo ano.

O FMI prevê que a economia mundial cresça 5,5% em 2021, 0,3 ponto percentual acima da previsão de outubro.

Fonte: AXN

Entrevistas

Rolar para cima