Gestão: Apostando no crescimento do colaborador

Por Laura Freitas

Presente há mais de 20 anos no mercado, o Grupo Alubar se destaca por sua intensa atuação na fabricação de peças elétricas, distribuição de energia e sua gestão diferenciada com os colaboradores. Investimentos em cursos de aperfeiçoamento profissional, feedback de carreira, apoio psicológico e programas para identificação e aprimoramento de pontos fortes são algumas das políticas aplicadas na força de trabalho do grupo empresarial.

A Alubar Metais e Cabos, localizada em Barcarena (PA), recebeu a 11ª colocação no Ranking GPTW 2017 (Great Place to Work / Melhores Empresas Para Trabalhar). Um reconhecimento como este, na visão da empresa, indica que os métodos de gestão desenvolvidos nas dependências corporativas realmente favorecem bons frutos.

“Buscamos desenvolver nosso quadro profissional com cursos técnicos, cursos de idiomas, especializações e pós-graduação, além de promover capacitações por meio de palestras e programas voltados para os líderes. Receber o prêmio GPTW representa a consolidação das ações em termos de investimento em nossos colaboradores”, destacou a gerente de Gestão de Pessoas da Alubar Metais e Cabos, Ana Carolina Santos.

Capacitação, treinamentos e a promoção de desenvolvimento pessoal do colaborador, com benefícios estendidos a seus familiares, são fatores que ampliam o nível de satisfação profissional.  Pesquisas de opinião também são realizadas para se obter sugestões de melhorias em cada departamento. Medidas assim têm o intuito de promover um ambiente corporativo agradável, que se reverta em resultado positivo para todos.

 

Plano de carreira

O plano de carreira na empresa é outro ponto positivo a se enfatizar. Na disponibilidade de cargos ou novas vagas, prioriza-se a mão de obra interna. Por meio desses processos seletivos, já foi possível pintor tornar-se gerente e diretor começar como estagiário.

\"\"“Tivemos, recentemente, uma mudança na nossa estrutura organizacional na linha de comando. Promovemos gestores que, por sua vez, abriram a oportunidade para coordenadores, analistas, trainees e por aí adiante”, contou Ana Carolina, acrescentando que avalia principalmente as competências e o potencial do colaborador.  Após ser selecionado, este recebe toda a capacitação devida para que a nova função seja exercida com excelência.

A coordenadora de PCP Alumínio, Patrícia Estumano, que começou como analista de produção na empresa em 2013, foi a primeira mulher da casa a assumir um cargo de gestão em área operacional.

Ela comentou sua alegria em fazer parte de uma organização que tem o ideal de garantir satisfação a seus clientes, bem como a de seus colaboradores. “Durante meus anos de trabalho na Alubar, entre vários programas, aquele que mais contribuiu para meu crescimento permitia identificar meus pontos fortes e melhorá-los, refletindo diretamente na minha vida pessoal e profissional”.

A gerente de Gestão de Pessoas da Alubar Metais e Cabos da Alubar informa que, entre os melhores programas de recursos humanos, é realizada uma pesquisa individual com cada colaborador para que ele próprio possa dar sua sugestão de gestão personalizada, de acordo com suas demandas.

Incentivos a cursos técnicos, de especialização, pós-graduação e cursos de idiomas para alguns cargos são exemplos de investimentos da Alubar que valorizam o colaborador e trazem retornos financeiros e a sensação de que a missão está sendo cumprida pela empresa.

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