Por Laura Freitas
Boas práticas empresariais determinam positivamente a performance e os resultados de uma empresa. São políticas financeiras e administrativas que oferecem o suporte para que a empresa ganhe relevância junto a seus clientes e colaboradores.
Exemplos corporativos de gestão de pessoas são algumas das práticas que têm se mostrado eficientes na trilha pela busca de sucesso empresarial. Esta é a principal característica das empresas que figuram no ranking “Melhores Empresas para Trabalhar na Amazônia”, do Great Place to Work.
O gestor regional do Laboratório Sabin Manaus, Dr. Regis Silva, por exemplo,comenta que foram valores como cuidado e respeito ao colaborador que contribuíram na conquista do 1º lugar no Ranking Great Place To Work (GPTW) 2017. “O cuidado e o respeito em todas as relações, a gestão de benefícios e as práticas de confiança foram fatores preponderantes para o alcance desse resultado”.
O modo como o colaborador é valorizado diz muito sobre a preocupação da empresa com ele e isto reflete em seu comprometimento com a corporação. Comemoração de aniversariantes do mês, bolsa educação, auxílio material escolar e políticas de reconhecimento e feedback são alguns dos itens de valorização pessoal que a empresa cultiva.
Segundo a colaboradora Luana Militão, a companhia também se importa com a família daqueles que lhe prestam serviço.Há um ano, ela utilizou-se do programa “Eu Cuido dos Meus Pais” e ficou satisfeita com a atenção dada à sua mãe. “Enviei o e-mail para o programa verificando o que poderia ser feito e tive os exames de minha mãe liberados sem custo algum”, conta, enfatizando o quanto o lado pessoal do colaborador é valorizado pelo Sabin.
Luana Militão declara também que, recentemente, teve a oportunidade de fazer parte de um processo seletivo da empresa para o cargo de supervisor trainee, e passou. Além disso, obteve bolsa de estudos pelo programa Unisabin. “Sou grata pelas oportunidades de crescimento dentro da empresa. Sei que elas são fruto do meu trabalho e vejo que, quando trabalhamos com amor e com aquilo que gostamos de fazer, temos o reconhecimento e a valorização como consequência”.
A gestão de pessoas é, portanto, um ponto estratégico da empresa quanto ao seu desenvolvimento e sucesso. Coordenadora de Recursos Humanos da firma, Karen Ogassawara resume o propósito da corporação:inspirar e cuidar de pessoas. “Essa inspiração começa dentro da empresa, está impressa no DNA que define o nosso comportamento organizacional. O ‘Jeito Sabin’ é cuidar do colaborador para que ele transpire o atendimento humanizado de forma autêntica”.
A executiva reforça que o cuidado com o colaborador, o olhar individualizado para a dimensão profissional e pessoal, é um comportamento forte na cultura da empresa. “As fundadoras Dra. Janete Vaz e Dra. Sandra Soares Costa sempre enfatizaram a importância de olharmos para o ser humano em sua totalidade. Esta perspectiva faz toda a diferença no modo como vivemos, no m cotidiano da empresa e, com certeza, é um fator de grande influência nos resultados de nossas pesquisas”.
Segundo Karen, a postura do profissional é crucial para seu desenvolvimento.“Buscamos equilibrar a gestão de pessoas com a gestão de resultados, pois acreditamos que conquistas sustentáveis são realizadas quando os valores de cada colaborador estão em total alinhamento com os valores da empresa. Portanto, prezamos pela contratação de pessoas que tenham paixão por servir”.
A coordenadora de Recursos Humanos da Sabin lembra que há uma máxima na política cultivada desde a fundação da companhia e que, no seu entendimento, faz toda a diferença:“Contratamos o sorriso e desenvolvemos a técnica”.
Meio Ambiente
Além das políticas de gestão, o Sabin também é destaque no cuidado com o meio ambiente.Programas de conscientização são realizados dentro e fora da empresa com colaboradores e clientes, a exemplo de políticas para uso consciente de recursos (água, eletricidade e papel) ecampanhas educativas em comemoração ao dia mundial da água, entre outros.
São ações realizadas de acordo com os requisitos legais da norma ISO 14001, que especifica regulamentações de preservação ambiental e práticas empresariais sustentáveis. “O respeito ao meio ambiente é uma constante em nossa empresa”, garante o Dr. Regis Silva, responsável regional da Sabin.
Ao citar o Relatório de Sustentabilidade 2017 do Sabin Medicina Diagnostica, Karen Ogassawara salienta que a firma aplica políticas de investimento socioambiental por meio do uso racional de recursos, evitando desperdícios, e por uma gestão consciente dos recursos naturais e dos resíduos gerados. “O Sabin foi reconhecido como a Empresa Mais Sustentável do setor de saúde e destaque na categoria Gestão da Água pelo Guia Exame de Sustentabilidade”.
Estar classificada entre as melhores empresas para se trabalhar, no entendimento da executiva, é o melhor feedback que a empresa poderia receber, pois demonstra que o colaborador reconhece a política corporativa de gestão centrada nas pessoas. “Conquistar o primeiro lugar no GPTW 2017 nos traz a certeza de que estamos no caminho certo”, encerrou.