Grandes bancos da China registram crescimento de lucro líquido em 2020 apesar da COVID-19

Os principais bancos estatais da China registraram maior lucro líquido em 2020, apesar do impacto da epidemia de COVID-19 e situações voláteis do mercado.

Seis instituições estatais arrecadaram cerca de 1,14 trilhão de yuans (US$ 173.82 bilhões) em lucro líquido atribuível aos acionistas em 2020, um aumento anual de 1,93%, de acordo com seus resultados financeiros no ano passado.

O Banco de Poupança Postal da China registrou o maior crescimento anual, de 5,36%, seguido pelo Banco da China e Banco Agrícola da China, que reportaram aumentos de 2,92% e 1,8% no lucro líquido, respectivamente.

O Banco da Construção da China teve um aumento de 1,62% no ganho líquido, enquanto o Banco das Comunicações e o Banco Industrial e Comercial da China tiveram alta de 1,28% e 1,18%, respectivamente, em relação a um ano atrás.

Os seis credores tiveram menores margens de juros líquidos, um importante indicador que mede a rentabilidade dos bancos, em meio à tendência de queda nas principais taxas de empréstimo e aos esforços das instituições financeiras para ceder seus lucros à economia real no ano passado.

Apesar das dificuldades na gestão das margens de juros, Wang Jiang, chefe do Banco da Construção da China, prevê que as margens de juros líquidos permanecerão geralmente estáveis este ano sem grandes flutuações.

Já a qualidade dos ativos de todos os seis bancos manteve-se estável no geral, mesmo com o aumento da taxa dos empréstimos de cobrança duvidosa em comparação com o início de 2020 devido ao impacto da COVID-19.

A taxa dos empréstimos de cobrança duvidosa do Banco de Poupança Postal subiu 2 pontos-base ante o início de 2020, enquanto a do Banco da China subiu 9 pontos-base.

Fonte: AXN

Entrevistas

Rolar para cima