Por Waldick Júnior
Membros do Grupo de Trabalho que discute a Reforma Tributária no Congresso Nacional, deputados federais desembarcam em Manaus (AM) nesta sexta-feira (14) para uma agenda que tem objetivo demonstrar a importância da Zona Franca aos parlamentares. O roteiro inclui desde visitas a fábricas do Polo industrial a uma audiência com deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A reportagem apurou que há confirmação de visita às fábricas da Moto Honda e Samsung da Amazônia. Ambas as empresas receberam, na semana passada, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, ligado ao governo federal. A ida às plantas fabris é o primeiro compromisso dos deputados federais, marcado para ocorrer entre às 8h e 9h30.
O portal PIM Amazônia aguarda nota da Suframa para confirmar oficialmente quais empresas estão no roteiro.
Os membros do GT deverão participar também, na Aleam, do Seminário Estadual do Amazonas, uma espécie de audiência pública para debater a Reforma Tributária e os efeitos no estado – principalmente na Zona Franca.
Além dos deputados estaduais, o evento contará com a presença do Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Flávio Filho; o prefeito de Manaus, David Almeida; o superintendente interino da Suframa, Marcelo Pereira; o secretário de Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz), Alex del Giglio; o titular da Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino; o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Souza e outros parlamentares.
O ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade), que foi indicado para comandar a Suframa, não está na relação de convidados da agenda. Embora ele tenha anunciado o convite para assumir o cargo, a nomeação oficial ainda não saiu, permanecendo o interino Marcelo Pereira à frente da autarquia.
Relembre
A visita do GT da Reforma a Manaus acontece após requerimento apresentado pelo deputado federal Saullo Vianna (UB-AM), que integra o grupo. Segundo ele, a agenda visa ressaltar a importância da Zona Franca para o Brasil e o mundo. “Unir as classes política, empresarial e a sociedade é fundamental para defendermos os interesses do modelo econômico da nossa região”, disse o parlamentar, no último dia 3 de abril.