Os quatro grandes fabricantes de motos do Japão anunciaram um novo e ambicioso plano para desenvolver em cooperação motores de motos a hidrogênio. Os executivos da Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha reuniram-se numa conferência de imprensa em Tóquio para anunciar a formação da HySE, que significa “Hydrogen Small Mobility and Engine Technology”.
Para além dos quatro maiores fabricantes japoneses de motos, a Kawasaki Heavy Industries Limited e a Toyota Motor Corporation também se juntarão à HySE como membros especiais.
É importante ter estas duas empresas a bordo, uma vez que tanto a KHI como a Toyota avançaram de forma independente com a sua própria investigação sobre o hidrogênio nas suas respectivas áreas.
Embora a HySE se dedique aos motores para motos, também planeia desenvolver outros motores a hidrogênio para pequenas necessidades de mobilidade.
De acordo com os planos atuais estabelecidos pela HySE, a Honda liderará o desenvolvimento de motores a hidrogênio com base em modelos.
A Suzuki realizará um estudo sobre a funcionalidade, o desempenho e a fiabilidade dos motores a hidrogênio. Entretanto, a Yamaha e a Kawasaki Motors realizarão investigação prática utilizando motores a hidrogênio reais para avaliar a sua funcionalidade, desempenho e fiabilidade no mundo real.
Além disso, a Yamaha estudará os requisitos necessários para desenvolver um sistema de reabastecimento de hidrogênio, bem como depósitos de hidrogênio para mobilidade reduzida, para motos e outros veículos.
Por último, a Kawasaki Motors irá dedicar algum esforço ao estudo do equipamento auxiliar necessário para os sistemas de abastecimento de combustível e dos depósitos necessários para a distribuição de hidrogênio, bem como do equipamento a instalar entre os depósitos de combustível e os injetores nos veículos movidos a hidrogênio.
Aguardamos com grande expectativa os resultados da investigação da HySE e iremos mantê-lo informado sobre os últimos desenvolvimentos à medida que forem surgindo.
Fonte: Motociclismo/Miguel Fragoso