Desde terça-feira (12), mais de 1.000 bombeiros lutam para controlar dois incêndios provocados pelo calor escaldante
Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas devido a incêndios florestais fora de controle no Sudoeste da França, disseram autoridades nesta sexta-feira (15).
Desde terça-feira (12), mais de 1.000 bombeiros, com o apoio de nove aviões bombardeiros de água, lutam para controlar dois incêndios provocados pelo calor escaldante e ventos fortes.
“A situação ainda é adversa”, disse a autoridade do departamento de Gironde, onde as chamas estão ocorrendo.
Os incêndios já queimaram 7.300 hectares, um total que aumentou em 2.000 hectares da noite para o dia, disseram as autoridades.
Outro incêndio florestal que atingiu a região da cidade de Tarascon, no Sudeste, na quinta-feira (14) e queimou pelo menos 1.000 hectares foi estabilizado, segundo os bombeiros.
Incêndios florestais também se espalharam por Portugal, Espanha e Croácia, queimando casas e ameaçando os meios de subsistência, enquanto grande parte da Europa foi atingida por uma onda de calor que elevou as temperaturas para cerca de 40°C em algumas regiões.
Um dos dois incêndios de Gironde ocorreu em torno da cidade de Landiras, ao Sul de Bordeaux, onde 4.200 hectares foram queimados, estradas fechadas e mais 480 moradores precisaram sair de suas casas, elevando o total para quase 1.000.
O outro incêndio, que já queimou 3.100 hectares, foi ao longo da costa atlântica perto da “Dune du Pilat” – a duna de areia mais alta da Europa – na área da Baía de Arcachon, acima da qual nuvens pesadas de fumaça escura foram vistas subindo para o céu.
Cerca de 6 mil pessoas foram evacuadas de acampamentos ao redor na quarta-feira, e outras 4 mil pessoas na quinta-feira.
Três casas e dois restaurantes foram destruídos durante a noite naquela área, disseram autoridades.
Fonte: Reuters
Foto: Jerome Gilles/NurPhoto/Getty Images