O crescimento médio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China para o ano de 2021 deve ficar abaixo de 2%, disse Yi Gang, presidente do banco central do país. A julgar por vários fatores, o IPC do país permaneceu baixo nos primeiros meses, mas provavelmente terá tendência de alta, disse Yi no 13º Fórum de Lujiazui em Shanghai.
Considerando que a economia da China está operando dentro de uma faixa razoável e próxima do nível de produto potencial, a tendência dos preços está sob controle, disse Yi, acrescentando que o banco central continuará implementando uma política monetária normal para garantir a estabilidade.
A política monetária do país focará no apoio estrutural para os setores específicos incluindo as indústrias verdes assim como as micro, pequenas e médias empresas, disse Yi. O IPC da China subiu 1,3% em termos anuais em maio, enquanto o IPC médio nos primeiros cinco meses do ano subiu 0,4% ante o mesmo período do ano passado, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas quarta-feira.
O país estabeleceu sua meta de inflação ao consumidor em cerca de 3% para o ano de 2021, de acordo com o relatório de trabalho do governo deste ano.
Fonte: AXN
Foto: Divulgação