As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 1.413.222 motocicletas no ano passado. Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo revela que o volume foi 18,2% superior ao registrado em 2021 (1.195.149 motocicletas) e representa o melhor resultado para o segmento desde 2014 (1.517.662 unidades).
Na avaliação do presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, esses números comprovam a retomada de crescimento do segmento após enfrentar um primeiro bimestre desafiador devido à pandemia da covid-19 que voltou a atingir a cidade de Manaus. “Depois disso, o ritmo de produção cresceu mês a mês para atender ao consumidor que passou a utilizar a motocicleta como instrumento de trabalho, evitar a aglomeração no transporte público ou ter maior agilidade e mobilidade nos centros urbanos”.
O volume final ficou bem próximo da projeção revisada, que era de 1.420.000 unidades e crescimento de 18,8%./
FECHAMENTO MOTOCICLETAS 2022 | |||||
REALIZADO 2021 | REALIZADO 2022 | VARIAÇÃO (%) 2022/2021 | |||
PRODUÇÃO | 1.195.149 | 1.413.222 | 18,2% | ||
EXPORTAÇÃO | 53.476 | 55.338 | 3,5% | ||
VAREJO | 1.156.776 | 1.361.941 | 17,7% |
Vendas no varejo
No ano passado, foram emplacadas 1.361.941 motocicletas, alta de 17,7% na comparação com 2021 (1.156.776 unidades), sendo o melhor resultado em oito anos (1.429.692 motocicletas). A expectativa da Abraciclo era fechar o ano com 1.350.000 motocicletas licenciadas.
A Street foi a categoria mais licenciada, com 686.807 unidades e 50,4% de participação no mercado. “As fábricas priorizaram a produção desse modelo para atender à alta da demanda, influenciada principalmente pela grande utilização profissional. Outras categorias também registraram aumento expressivo nos licenciamentos como a Custom, Motoneta, Scooter e Trail”.
Veja como ficou o ranking anual de emplacamentos por categoria:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | |||||
JAN A DEZ 2021 | JAN A DEZ 2022 | ||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | B/A |
STREET | 562.137 | 48,6% | 686.807 | 50,4% | 22,2% |
TRAIL | 239.538 | 20,7% | 256.468 | 18,8% | 7,1% |
MOTONETA | 164.446 | 14,2% | 204.435 | 15,0% | 24,3% |
SCOOTER | 107.574 | 9,3% | 121.586 | 8,9% | 13,0% |
NAKED | 29.274 | 2,5% | 25.987 | 1,9% | -11,2% |
BIG TRAIL | 21.581 | 1,9% | 24.777 | 1,8% | 14,8% |
CICLOMOTOR | 15.317 | 1,3% | 23.489 | 1,7% | 53,4% |
CUSTOM | 7.690 | 0,7% | 9.898 | 0,7% | 28,7% |
SPORT | 6.936 | 0,6% | 6.330 | 0,5% | -8,7% |
TRICICLO | 1.267 | 0,1% | 1.294 | 0,1% | 2,1% |
TOURING | 1.016 | 0,1% | 870 | 0,1% | -14,4% |
TOTAL | 1.156.776 | – | 1.361.941 | – | 17,7% |
A região Norte apresentou o maior crescimento porcentual no volume de licenciamentos em 2022. No ano passado, foram emplacadas 173.763 motocicletas, alta de 35% na comparação com 2021 (128.680 unidades).
Em números absolutos, a região Sudeste liderou o ranking de vendas no varejo. De janeiro a dezembro, foram licenciadas 521.157 motocicletas, o que corresponde a 38,3% de participação no mercado. Em segundo lugar, ficou o Nordeste (405.233 unidades e 29,8% do mercado). Na sequência, vieram o Norte (173.763 motocicletas emplacadas e 12,8% do mercado), Sul (131.558 unidades e 9,7%) e Centro-Oeste (130.230 motocicletas e 9,6%).
Exportações
As exportações totalizaram 55.338 unidades em 2022, o que corresponde a uma elevação de 3,5% na comparação com o ano anterior (53.476 motocicletas). A projeção revisada era embarcar 59.000 unidades para o exterior.
De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Colômbia foi o principal destino, com 15.686 unidades e 27,6% do volume exportado. Em segundo lugar, ficou a Argentina (13.538 motocicletas e 23,8% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (12.211 unidades e 21,5%).
Resultados em dezembro
No último mês de 2021, foram fabricadas 85.117 motocicletas, volume 11,5% maior ao registrado em dezembro de 2020 (76.359 unidades) e 34,1% menor em relação a novembro (129.216 motocicletas). “A retração era esperada devido às férias coletivas que já estavam programadas. Nesse período, as fábricas aproveitam para realizar serviços de manutenção e instalar novos equipamentos nos centros de produção”.
Com 132.204 unidades licenciadas, o mercado atingiu o segundo melhor resultado do ano e ficou atrás apenas de maio (133.344 unidades). O resultado é 17,7% maior na comparação com dezembro de 2021 (112.363 motocicletas) e 7,3% superior às 123.214 unidades emplacadas em novembro. Segundo levantamento da Abraciclo, esse foi o melhor desempenho para o mês desde 2013, quando os emplacamentos totalizaram 140.583 motocicletas.
Confira o ranking e a comparação com o mês e ano anteriores:
EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS | ||||||||
DEZEMBRO 2021 | NOVEMBRO 2022 | DEZEMBRO 2022 | ||||||
CATEGORIA | A | PARTICIPAÇÃO | B | PARTICIPAÇÃO | C | PARTICIPAÇÃO | C/A | C/B |
STREET | 55.972 | 49,8% | 64.577 | 52,4% | 69.772 | 52,8% | 24,7% | 8,0% |
TRAIL | 21.962 | 19,5% | 23.312 | 18,9% | 25.446 | 19,2% | 15,9% | 9,2% |
MOTONETA | 17.417 | 15,5% | 18.566 | 15,1% | 19.619 | 14,8% | 12,6% | 5,7% |
SCOOTER | 9.577 | 8,5% | 9.140 | 7,4% | 9.620 | 7,3% | 0,4% | 5,3% |
NAKED | 2.590 | 2,3% | 2.332 | 1,9% | 2.547 | 1,9% | -1,7% | 9,2% |
BIG TRAIL | 2.019 | 1,8% | 2.010 | 1,6% | 1.814 | 1,4% | -10,2% | -9,8% |
CICLOMOTOR | 1.330 | 1,2% | 1.801 | 1,5% | 1.768 | 1,3% | 32,9% | -1,8% |
CUSTOM | 720 | 0,6% | 805 | 0,7% | 866 | 0,7% | 20,3% | 7,6% |
SPORT | 532 | 0,5% | 495 | 0,4% | 532 | 0,4% | 0,0% | 7,5% |
TRICICLO | 148 | 0,1% | 109 | 0,1% | 149 | 0,1% | 0,7% | 36,7% |
TOURING | 96 | 0,1% | 67 | 0,1% | 71 | 0,1% | -26,0% | 6,0% |
TOTAL | 112.363 | – | 123.214 | – | 132.204 | – | 17,7% | 7,3% |
Com 22 dias úteis, a média de emplacamentos em dezembro foi de 6.009 unidades/dia. Na comparação com o mesmo mês de 2021, que teve um dia útil a mais, houve alta de 23% (4.885 unidades/dia). Já em relação a novembro, com dois dias úteis a menos, foi registrado recuo de 2,5% (6.161 motocicletas/dia).
A região Sudeste liderou o ranking de licenciamentos, com 47.139 unidades e 35,7% do mercado. Na sequência, ficaram as regiões Nordeste (40.753 motocicletas e 30,8% dos emplacamentos), Norte (19.772 unidades e 15%), Centro-Oeste (12.538 motocicletas e 9,5%) e Sul (12.002 unidades e 9,1%).
Com 108.775 unidades vendidas no varejo, as motocicletas de baixa cilindrada representaram 82,3% do mercado. Já os modelos de média cilindrada tiveram 19.724 unidades emplacadas, o que corresponde a 14,9% do volume total de licenciamentos. As motocicletas de alta cilindrada responderam por 2,8% do mercado, com 3.705 unidades licenciadas.
Em dezembro, foram exportadas 3.926 motocicletas, volume 19,6% maior em relação ao mesmo mês de 2021 (3.283 unidades) e 6,3% superior ao embarcado em novembro (3.695 motocicletas). Segundo dados Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, o principal destino foi a Argentina que recebeu 1.440 unidades, o que corresponde a 25,8% do total exportado. Em segundo lugar, ficaram os Estados Unidos (1.238 motocicletas e 22,2% das exportações), seguidos pela Austrália (1.160 unidades e 20,8%)
Projeções para 2023
A Abraciclo estima que as unidades fabris instaladas no PIM deverão produzir 1.550.000 motocicletas em 2023. O volume representa alta de 9,7% na comparação com as 1.413.222 unidades que saíram das linhas de montagem em 2022.
No varejo, a perspectiva é que sejam emplacadas 1.490.000 motocicletas, o que corresponde a alta de 9,4% em relação a 2022 (1.361.941 unidades). As exportações deverão alcançar 59.000 unidades, aumento de 6,7% sobre o volume registrado no ano passado (55.338 motocicletas).
“Após três anos de pandemia, estamos aumentando a produção para atender ao crescimento da demanda do mercado, que retoma gradativamente aos volumes anteriores. Por outro lado, estamos atentos a possíveis incertezas econômicas, consequência da elevação dos custos globais de produção, da definição da política do novo governo, do andamento das reformas política e administrativa, do fator Custo Brasil, entre outros”.
PROJEÇÃO MOTOCICLETAS 2023 | |||||
REALIZADO 2022 | PROJEÇÃO 2023 | VARIAÇÃO (%) PROJEÇÃO 2023/ REALIZADO 2022 | |||
PRODUÇÃO | 1.413.222 | 1.550.000 | 9,7% | ||
EXPORTAÇÃO | 55.338 | 59.000 | 6,7% | ||
VAREJO | 1.361.941 | 1.490.000 | 9,4% |
PROMOT M5
No dia 1º de janeiro de 2023, entrou em vigor a 5ª fase do PROMOT (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Com isso, os produtos brasileiros passaram a ser equipados com uma série de novas tecnologias, permitindo seu alinhamento aos níveis de emissões dos mais exigentes mercados (EURO 5).
Todas as motocicletas produzidas no Brasil passam agora a ser equipadas com o OBD (On Board Diagnosis), equipamento que emite alertas no painel de instrumentos no caso de uma eventual falha no sistema de emissões; e cânister, que absorve e reaproveita os gases liberados no tanque. Também contam com novos catalisadores (que têm maior capacidade de conversão dos gases tóxicos em gás carbônico e água) e evoluções na calibração dos sistemas de injeção eletrônica.
Para atender a essa resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), as associadas da Abraciclo realizaram uma série de investimentos para a melhoria dos níveis de controle de emissão de gases nas motocicletas. “O Brasil é referência internacional e um dos países com a legislação mais avançada do mundo no que se refere a emissões veiculares”, ressalta o diretor executivo da Abraciclo, Paulo Takeuchi.
Os números comprovam essa afirmação. Uma motocicleta produzida em 2003 emitia cerca de 390 Kg/ano de CO2 (ensaio de 30 mil quilômetros). Já em 2023, esse índice cai para 30 Kg/ano: uma redução de 92%.
Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas
Com 46 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão o desenvolvimento e fomento do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no PIM, está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 15 mil empregos diretos em Manaus/AM.
MOTOCICLETAS* | BICICLETAS* |
Frota nacional: acima de 31 milhões de unidades | Frota nacional: mais de 70 milhões de unidades |
Produção anual: 1,4 milhão de unidades | Produção anual: 2,5 milhõesunidades ** |
7º maior produtor mundial | 4º maior produtor mundial |
(*) Dados até janeiro de 2023.
(**) Estimativa de produção em todo o território nacional, excluídas as bicicletas infantis.
Fonte: SD&PRESS Consultoria