Inovação e ambiente de saudável desafio são meios para melhores resultados

Entrevista com Ulisses Tapajós

 

Ulisses Tapajós Neto, com a experiência acumulada de ex-presidente da Masa da Amazônia por cerca de vinte anos, além de passagem no setor público, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Finanças por quatro anos, dá a receita para obtenção de sucesso na administração das organizações, sem deixar de lado o cuidado na formação de líderes internos. Tapajós dá especial ênfase ao papel que o principal executivo, o número um, desempenha a partir da atuação ética e colaborativa. Confira na entrevista a seguir, concedida ao repórter …

PIM-Amazônia: Por que algumas empresas têm excelentes resultados e outras não?

Ulisses Tapajós: Tudo depende daempresa praticar ou não um modelo de gestão focado em resultados. Vivemos, hoje, em um ambiente globalizado onde o mundo dos negócios opera de forma altamente competitiva. Nesse cenário é preciso ter um modelo de gestão que começa com um planejamento estratégico simples, assertivo e inovador, que desenvolve processos muito eficientes e que usa uma gestão de pessoas que permite criar um ambiente de trabalho de saudável desafio. Só assim a empresa pode ser melhor que seus concorrentes alcançando resultados de classe mundial e gerando ótima rentabilidade financeira.

PIM: Qual a importância do gestor (número um) na formação de equipes e na entrega dos resultados?

Ulisses Tapajós: O número um é o grande responsável pelos resultados de sua organização. O número um é o grande exemplo na organização e é quem pessoalmente cuida do desenvolvimento e formação de seus líderes. Afinal, são os líderes que energizam as equipes. Nesse processo, os líderes, para conquistarem a admiração das equipes com suas boas práticas, têm que: a) Conquistar a confiança de todos; b) Tratar a equipe com atenção, educação e respeito; c) Agir sempre com imparcialidade; d) Criar um clima de camaradagem sincera, eliminando a fofoca; e) Disseminar princípios éticos e valores morais na organização. Os colaboradores se sentem felizes quando percebem que seus líderes: a) Tratam todos com respeito e sinceridade; b) São valorizados pelas suas boas práticas, atitudes e comportamentos; c) São desafiados a participar dos processos de melhoria (Kaizen); d) São reconhecidos pelos seus resultados; e) São remunerados de acordo com a média de mercado e ganham bônus pelo alcance das metas.

 

 

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