O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) receberá nos dias 2 e 3 de agosto de 2023 o evento IANAS Amazon Initiative – Science by and for the Amazon (Iniciativa Amazônica da IANAS – Ciência pela e para a Amazônia), que tem como objetivo gerar contribuições da comunidade científica do continente americano para a Cúpula dos Países Amazônicos. A programação é organizada pela Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Com uma programação fechada apenas para convidados, o encontro tem o intuito de discutir, assim como mobilizar a comunidade científica das Américas para apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para a região amazônica.
De acordo com o pesquisador do Inpa, Dr. Adalberto Val, o bioma amazônico é único e precisa de ações articuladas. “É preciso ciência, tecnologia e inovação para que possamos avançar com os processos de conservação da região, com a inclusão social e com a geração de renda. Por isso, instituições como o Inpa e as Universidades da região têm relevante papel”, pontua o pesquisador.
Val ressalta ainda que o Inpa, como uma instituição voltada à pesquisa científica, tem o papel de destaque no assunto. “Posto que é um Instituto que contribui com a geração de informações robustas para a conservação ambiental e a qualidade de vida na Amazônia. Irmanando-se com outras instituições pode ampliar a contribuição de forma significante na geração de tecnologias sustentáveis para a região”, completa.
Na atividade, estarão presentes representantes das Academias de Ciências da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, bem como as demais Academias de Ciências das Américas, além de representantes das comunidades científicas da Guiana Francesa, Guiana e Suriname.
Confira a programação aqui.
SERVIÇO:
O quê: Inpa recebe o evento IANAS Amazon Initiative – Science by and for the Amazon
Quando: 2 e 3 de agosto de 2023
Horário: 9h (de Manaus)
Local: Auditório da Ciência, localizado no Campus I do Inpa, na Av. André Araújo, 2936, bairro Petrópolis
Fonte: COEXT/INPA/MCTI