A escola Estadual José Lindoso, mais conhecida como “Quarentão” – apelido dado pela própria comunidade, em alusão ao número de salas de aula inauguradas há 28 anos -, recebeu a oitava edição do projeto Suframa nas Escolas, na tarde desta quinta-feira (6), no bairro Novo Aleixo, zona Norte.
A ação reuniu quatro turmas de 40 alunos finalistas do ensino médio e foi realizada em uma instituição que investe forte em pesquisa, desenvolvimento e inovação, com o objetivo de aumentar o nível de aprendizagem e proporcionar benefícios como a obtenção de bolsas de estudo para nove projetos na área de iniciação científica, financiadas pelo poder público.
Alinhado a esses avanços, que também envolvem a criação de aplicativos na língua estrangeira e produção de vídeos institucionais, o Suframa nas Escolas foi levado à comunidade com a proposta de aumentar o conhecimento desses estudantes nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico.
Durante uma hora, eles receberam palestras informativas acerca da importância do modelo Zona Franca (ZFM) e do Polo Industrial de Manaus (PIM) para o desenvolvimento da Amazônia e do próprio País.
A atividade foi ministrada por Ester Santos, que é servidora da Suframa, e abrangeu assuntos como Ciclo da Borracha, criação da ZFM, importação e exportação, incentivos fiscais, cadastro de empresas, atração de investimentos, acompanhamento de projetos agropecuários, investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), controle de entrada de mercadorias, assim como enfatizou a importância do símbolo da garça para identificar e destacar a qualidade dos produtos fabricados no PIM.
Os alunos foram convidados a participar de uma sequência de perguntas sobre o conteúdo e foram premiados com material bibliográfico relacionado à temática.
Início
O projeto foi iniciado em meados dos anos 2000 e retomado em julho de 2022, como parte das comemorações alusivas aos 55 anos de criação da Autarquia.
Oportunidades
Além de mostrar o PIM, por meio deste e de outros projetos – que se revestem em um grande benefício para a população de áreas como Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Macapá e Santana (no Amapá) e de todo o Brasil –, o Suframa nas Escolas tem a finalidade de apresentar a esses jovens, as “janelas de oportunidades” profissionais que há pela frente, para quando vierem a se formar.
Fonte: Suframa