Os problemas socioambientais que nos cercam são abundantes e complexos e para enfrentá-los é preciso empreendedores sociais capazes, criativos, ágeis e entusiasmados para articular soluções que impactem comunidades, cidades, estados e até mesmo todo o país. Pensando nisso, o Instituto Sabin acaba de lançar o projeto TransformAção: A Jornada do Empreendedor Social, uma experiência de aprendizagem gratuita e livre, que vai discutir temas como valor social, modelo de negócios, sustentabilidade financeira, avaliação de impacto, inovação social e muito mais.
“Queremos contribuir para o desenvolvimento de pessoas empreendedoras sociais e a criação de negócios de impacto positivo”, explica o gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso. “Fortalecer ecossistemas de impacto é um dos eixos estratégicos de atuação do Instituto, temos uma preocupação em incentivar os diversos atores e organizações de cada um dos ecossistemas que apoiamos, assim como cuidar de forma atenta de toda a jornada do empreendedor social – desde a sensibilização até a escala”, complementa.
“A produção e a disseminação de conhecimento que seja útil para o campo do empreendedorismo social é uma necessidade, por isso precisamos ter, de forma livre, conteúdo relevante, acessível e com rigor científico que seja capaz de municiar aqueles que estão entrando ou já trilham a jornada empreendedora”, destaca Gabriel.
Para isso, a jornada idealizada pelo Instituto e realizada com a parceria técnica da VIGGAS Co.Lab é uma formação livre para desenvolvimento de competências empreendedoras. Ela foi cuidadosamente preparada com o objetivo de colocar nas mãos da pessoa empreendedora social um repertório diverso de elementos de aprendizagem que ampliarão a eficácia de sua trajetória rumo à geração de soluções criativas e inovadoras para transformação social e ambiental positiva.
Acompanhamento
“Preparamos um material muito rico, com websérie, guia da jornada (e-book), podcasts, um workbook com ferramentas, para amparar, desafiar e impulsionar o empreendedor. É uma jornada que pega na mão e acompanha com muito cuidado, atenção e incentivo”, explica Cardoso. Para acompanhar essa jornada, o Instituto trouxe os empreendedores sociais Bruno Trivellato e Renata Oliveira.
Bruno tem mais de 10 anos de experiência em resolver problemas sociais com tecnologia. Seu primeiro negócio de impacto, a Gaia – uma Edtech, cuja missão era despertar o interesse por tecnologia em crianças e jovens de baixa renda. Hoje está à frente do Lila, uma plataforma tecnológica de cuidado voltada para o SUS, feita para melhorar a qualidade de vida de pacientes crônicos e suas equipes de saúde.
Renata também é empreendedora social e educadora, com foco na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. Co-fundadora da Edtech Gaia, foi responsável pela criação e ensino de conteúdo maker, fundamentos de programação e pensamento computacional para crianças e adolescentes da periferia. Atualmente, estuda desenvolvimento front-end e está desenvolvendo uma plataforma para facilitar a adoção de pets e outra para arrecadar doações para pessoas em situação de rua.
Qualquer pessoa pode participar, mas especialmente aquelas pessoas que querem criar negócios de impacto socioambiental para resolver problemas públicos de suas regiões ou para aquelas que já empreendem, mas precisam de um apoio para estruturar a iniciativa de forma que ela seja capaz de gerar impacto socioambiental positivo. Para saber mais e participar, é só acessar https://jornadasocial.com.br/.
Aqueles que conseguirem tirar sua ideia do papel poderão receber mentorias exclusivas, se conectar com atores relevantes do ecossistema e concorrer a capital semente para decolar sua iniciativa.
O Instituto Sabin
Fundado há 17 anos e organizado como uma OSCIP, o Instituto Sabin tem sede em Brasília e atua em 15 estados, além do DF, com a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando ações de responsabilidade e inovação social.
Fonte: Repercussão Comunicação | Marketing