Leite é o novo vilão da inflação

Foto: Romildo de Jesus/Futura

Leite é responsável por 34% do aumento de preço médio da cesta básica, enquanto representa apenas 24% das unidades vendidas na cesta

O preço do litro do Leite continua crescendo de acordo com o estudo mensal de julho do Radar Scanntech. O Leite surge como novo “vilão” do aumento de preços em julho, atingindo o ápice de 72% versus julho 2021. No mesmo período, a alta registrada pelos alimentos nos domicílios foi de 17,5%.

Quando comparado às principais categorias do varejo em supermercados e atacarejos regionais, o Leite foi o que mais acelerou as altas de preços no mês de julho 22. Por outro lado, o Arroz segue em deflação, enquanto o Café e outros commodities tiveram desaceleração nas altas de preços.

\"Gráfico,

Embora represente apenas 24% das unidades vendidas na cesta básica, o Leite foi responsável por 34% do aumento de preço médio da cesta em julho.

\"Interface

O forte aumento de preço do Leite vem impactando o preço de seus derivados, que tem apresentado aceleração a partir de abril 2022. No mês de julho 2022 este movimento se mostrou ainda mais intenso, provocando uma redução de 15% no volume de vendas de lácteos quando comparado a julho 2021.

Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech explica que o volume de vendas das categorias sofre com queda do poder aquisitivo dos consumidores diante da pressão inflacionária. Quanto à categoria de lácteos, o preço conseguiu manter o valor das vendas, mesmo com a forte redução do volume registrado em julho 2022 em comparação com o ano anterior.

Cliquei aqui para acessar a análise completa do Radar Scanntech de julho 2022 e o relatório completo de lácteos.

Sobre a Scanntech

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Com 29 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 500 colaboradores em mais de 5 países. No Brasil desde 2013, a plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 27 mil lojas, incluindo 400 das top 500 redes do País. www.scanntech.com.br


DFREIRE Comunicação e Negócios

Publicidade

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia

Rolar para cima