Maranhão promove inclusão no São João com transporte gratuito para pessoas com deficiência

Iniciativa 'São João Inclusivo' oferece 287 viagens gratuitas com transporte por aplicativo, garantindo acesso ao Arraial do Ipem e retorno seguro para pessoas com deficiência.
Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Maranhão Parcerias (Mapa), Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), possibilitou que pessoas com deficiência tivessem acesso à cultura, assegurando o transporte para o Arraial do Ipem e o retorno para casa com segurança, de forma gratuita.

A iniciativa intitulada ‘São João Inclusivo’ realizou 287 viagens, em que os beneficiários utilizaram vouchers disponibilizados por meio da parceria entre Mapa, MOB e Sedihpop com transportes por aplicativo, durante o funcionamento do arraial mais tradicional da cidade.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, a parceria com a MOB e a Sedihpop tem como objetivo garantir a inclusão e o acesso à cultura.

“O objetivo da nossa parceria foi cumprido: garantir que pessoas com deficiência pudessem conhecer o Arraial do Ipem, curtir as atrações culturais do nosso estado, tendo acesso ao lazer, tudo com muita comodidade e segurança, sabendo que poderão sair de casa com tranquilidade e retornar sem surpresas desagradáveis. Nossa intenção com esse tipo de iniciativa é assegurar a inclusão, uma bandeira que vem sendo levantada pelo governador Carlos Brandão e pela primeira-dama, Larissa Brandão, por meio de uma série de ações que integram políticas públicas que levam acessibilidade e autonomia para pessoas com deficiência”, afirmou.

Já para o presidente da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, o serviço foi essencial para que todos tivessem acesso às festividades juninas.

“Em mais uma parceria entre os órgãos do Governo do Estado, sob a orientação do governador Carlos Brandão, garantimos a democratização do maior São João do mundo para aquelas pessoas que mais precisam de um meio de locomoção acessível e prático. Com os vouchers, os usuários do Programa Travessia puderam ir e voltar do Arraial do Ipem com total conforto e autonomia. Estamos muito felizes com os resultados obtidos e temos certeza de que esse é o caminho certo para garantir um Maranhão ainda mais inclusivo”, afirmou.

Por sua vez, a secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Lília Raquel de Negreiros, também destacou a importância de iniciativas como essa.

“O acesso ao lazer é direito de todos. Em nosso São João tem inclusão, acolhimento, garantia dos direitos humanos e acesso à cultura com segurança e acessibilidade. Essa iniciativa mostra o nosso compromisso em acolher e promover inclusão social em todas as ações do Governo do Maranhão. As pessoas com deficiência importam para nós e merecem desfrutar de momentos de festa e alegria”, disse.

São João Inclusivo – A empresa pública do Governo do Estado, Maranhão Parcerias (Mapa), possui o ‘TaxiGov’, serviço que permite o deslocamento de funcionários da administração pública e da iniciativa privada, por meio do transporte por aplicativo. Isso é possível graças a uma parceria da Mapa com a Uber, por exemplo.

Unindo esforços, Mapa, MOB e Sedihpop ofereceram o serviço, como mais uma opção para que pessoas com deficiência, usuárias do programa Travessia, pudessem fazer viagens com veículos por aplicativo, saindo das respectivas residências e indo em direção ao Arraial do Ipem, garantindo, também, o retorno para casa. A iniciativa permitiu que os beneficiários tivessem mais comodidade, utilizando o serviço de forma gratuita, aproveitando o arraial com tranquilidade e segurança.

Fonte: Governo do Maranhão

Entrevistas

Rolar para cima