Maranhão se prepara para o Maior São João do Mundo em 2024

Governador apresenta programação em coletiva de imprensa; festa promete movimentar o estado nos próximos meses.
Foto: Divulgação

O Maranhão se prepara para iniciar oficialmente a temporada 2024 do Maior São João do Mundo com uma celebração marcante no ginásio do Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão, em São Luís. O Arraial do Ipem, um dos principais arraiais da cidade, será palco desse evento inaugural. Hoje, quarta-feira, dia 5, o governador Carlos Brandão vai revelar todos os detalhes da programação do São João do Maranhão em uma coletiva de imprensa marcada para as 16h.

Ao longo dos meses de junho e julho, maranhenses e turistas se reunirão nos arraiais espalhados por São Luís e diversas outras cidades do estado para celebrar a maior festa popular maranhense.

“O maior São João do mundo vai começar! Hoje temos um encontro marcado no Ipem, que estará de portas abertas para a abertura oficial da nossa programação junina. Aguardo todos vocês lá!”, anunciou o governador Carlos Brandão por meios das redes sociais.

O lançamento da programação do São João do Maranhão 2024 será marcada pelo show do cantor Gabriel Melônio e apresentações do Boi de Sonhos, Companhia Barrica e Bumba Meu Boi da Maioba, dando uma pequena mostra da grande festa que será realizada no estado a partir de amanhã.

Programação do Governo do Maranhão – Com o slogan “O Maior São João do Mundo”, a temporada 2024 do São João do Maranhão começa com o Cortejo Junino na quinta-feira, 6. Com concentração na Praça Deodoro, o cortejo cruza a Rua Grande com destino à Praia Grande, levando o colorido e a musicalidade única da cultura maranhense às ladeiras e becos do Centro Histórico da cidade. O cortejo, entretanto, é apenas o início de uma programação extensa e recheada de atrações, com festividades juninas confirmadas até a segunda quinzena do mês de julho.

Em São Luís, a programação do São João do Maranhão 2024 vai contar com muita música, comidas típicas e diversão nos arraiais do Ipem, Vila Palmeira, Santo Antônio, Bairro de Fátima, João Paulo, Cohatrac, João de Deus, Cidade Operária e Parque da Juçara. A festa na capital maranhense contará, ainda, com os tradicionais festejos de São Pedro e São Marçal, e com o arraial na Praça das Mercês.

Também terá festejo no Arraial do Maiobão, no município de Paço do Lumiar, e em São José de Ribamar.

No interior do estado, o São João do Maranhão vai contar com arraiais nas cidades de São José de Ribamar, Imperatriz, Cururupu, Barreirinhas e Timon.

A programação contará com centenas de apresentações de cantores, músicos, grupos de bumba meu boi, cacuriá, quadrilha, tambor de crioula entre outras manifestações culturais maranhenses, destacando a diversidade de ritmos, valorizando os artistas e grupos folclóricos locais, marca principal do Maior São João do Mundo promovido pelo Governo do Maranhão.

Atendendo pedidos do público, o projeto Maranhão de Reencontros, que vem lotando a Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, em São Luís, teve a programação estendida para mais um domingo de festa e vai ter apresentações extras no dia 9 de junho.

Turismo, emprego e renda Voltado ao fortalecimento da cultura e tradições folclóricas maranhenses, o São João do Maranhão gera novas oportunidades de negócios no setor turístico, ampliando a lotação de hotéis, bares e restaurantes no período.

Nesta semana, o Governo do Maranhão iniciou no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, o Receptivo Junino, ação de acolhimento a turistas e maranhenses que estão retornando para casa.

Até o final do mês de junho, grupos de bumba meu boi de variados sotaques, grupos de cacuriá e outras atrações do folclore maranhense recepcionarão os visitantes com o melhor da cultura local. A expectativa é que o São João do Maranhão atraia ainda mais turistas em 2024, como informou o governador Carlos Brandão.

“O número de desembarques no aeroporto de São Luís para o mês de junho de 2024 deve ultrapassar o mesmo período do ano passado, chegando a 250 mil. Assim, o Maranhão se consolida como um dos principais destinos turísticos no período junino. Com 60 dias de festa, o São João do Maranhão representa valorização da cultura e fortalecimento da economia!”, celebrou o governador em postagem nas redes sociais.

O evento também é importante para microempreendedores, artesãos e outros profissionais que atuam no setor informal, gerando renda extra para trabalhadores beneficiários dos programas de inclusão socioprodutiva do Governo do Maranhão, como o Mais Renda e Minha Renda.

Anualmente, profissionais contemplados nestes dois programas podem vender seus produtos em espaços específicos, instalados nos principais arraiais promovidos ou apoiados pelo poder público estadual.

Investimentos privados – A edição 2024 das festas juninas no estado ganhou uma grande novidade: o espaço Bumba Meu São João, promovido com recursos da iniciativa privada, com a colaboração do Governo do Maranhão. Localizado na área externa do Ginásio Castelinho, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, o espaço será palco de grandes atrações nacionais, de 13 a 21 de junho.

Outra atração promovida pela iniciativa privada é o São João da Thay. Promovido pela influenciadora digital Thaynara OG, o evento acontece dias 7 e 8 deste mês.

Os dois eventos mostram o crescimento do São João do Maranhão no calendário nacional de festas populares e, sobretudo, a força da cultura popular maranhense decorrentes dos constantes investimentos feitos pelo Governo do Maranhão para incentivar e valorizar a cultura local.

Confirma as datas dos arraiais promovidos pelo Governo do Maranhão:

Grande São Luís

  • Cortejo Junino – 6 de junho, no Centro Histórico de São Luís
  • Maranhão de Reencontros – 9 de junho, na Lagoa da Jansen, em São Luís
  • Arraial do Ipem – 14 de junho a 14 de julho, em São Luís
  • Arraial da Cidade Operária – 15 a 30 de junho
  • Arraial da Liberdade – 7, 8, 9, 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de junho
  • Arraial do João Paulo – 24 a 29 de junho
  • Arraial da Vila Palmeira – 23 a 30 de junho
  • Arraial do Parque da Juçara – 20, 21, 22, 23, 27, 28, 29 e 30 de junho
  • Festejo de São Marçal – 30 de junho
  • Arraial do Cohatrac – 14 a 23 de junho
  • Festejo de São Pedro – 20 a 29 de junho
  • Arraial de Santo Antônio – 20 a 29 de junho
  • Arraial do João de Deus – 22 e 23 de junho
  • Arraial do Bairro de Fátima – 26 a 30 junho
  • Arraial do Maiobão – 8 e 9 de junho
  • Praça das Mercês – 17 a 28 de julho, Centro Histórico de São Luís
  • Arraial de São José de Ribamar – 12, 13 e 14 de julho

Demais municípios

  • Imperatriz – 27, 28 e 29 de junho
  • Cururupu – 17 a 21 de julho
  • Barreirinhas – 26 a 30 de junho
  • Timon – 12, 13 e 14 de julho

Eventos privados apoiados pelo Governo do Maranhão

Espaço Bumba Meu São João – 13, 14, 15, 16, 19 e 21 de junho, na área externa do Ginásio Castelinho, em São Luís
São João da Thay – 7 e 8 de junho, no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, em São Luís

Fonte: Agência Maranhão

Últimas Notícias

Revista PIM Amazônia