Arcos dourados escurecerão na Rússia
Depois de operar na Rússia por mais de 30 anos, o McDonald\’s Corp (MCD.N) tornou-se, nesta segunda-feira (16), uma das maiores marcas globais a deixar o país, traçando planos para vender todos os seus restaurantes, tudo por causa da invasão da Ucrânia.
A maior cadeia de hambúrgueres do mundo, que possui cerca de 84% de seus quase 850 restaurantes na Rússia, terá uma cobrança não monetária de até US$ 1,4 bilhão após sua venda.
O McDonald\’s decidiu em março fechar seus restaurantes no país, incluindo o icônico local da Praça Pushkin, no centro de Moscou – um símbolo do florescente capitalismo americano nas brasas moribundas da União Soviética.
A rede de hambúrgueres representou o degelo das tensões da Guerra Fria e tornou-se uma forma de provar comida e bebidas alcoólicas ocidentais para milhões de pessoas, mesmo que o custo de um hambúrguer fosse várias vezes maior do que os orçamentos diários de muitos moradores da cidade.
\”Alguns podem argumentar que fornecer acesso a alimentos e continuar empregando dezenas de milhares de cidadãos comuns é certamente a coisa certa a fazer\”, disse o presidente-executivo Chris Kempczinski em carta aos funcionários. \”Mas é impossível ignorar a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia.\”
Embora a grande maioria das lojas na Rússia esteja fechada, algumas lojas franqueadas permaneceram abertas, lucrando com a crescente popularidade do McDonald\’s.
No fim de semana, longas filas foram vistas no restaurante na estação Leningradsky de Moscou, uma das únicas filiais da capital que estava aberta, mostraram imagens de mídia social.
O McDonald\’s pretende vender seus restaurantes para um comprador local e não permitiria que as lojas usassem seu nome, logotipo, marca e cardápio, mantendo sua marca registrada na Rússia.
\”Isso (marca registrada) dá a eles a opção de longo prazo para poder reentrar no mercado\”, disse Brian Yarbrough, analista da Edward Jones.
A empresa disse que garantirá que seus 62.000 funcionários na Rússia continuem sendo pagos até o fechamento de qualquer transação e que tenham empregos futuros com qualquer comprador em potencial.
Os restaurantes do McDonald\’s devem começar a reabrir sob uma nova propriedade em junho, disse uma fonte próxima à empresa na Rússia.
\”É um sucesso financeiro para o McDonald\’s, mas mostra que as empresas e marcas ocidentais estão calculando que não podem fazer negócios na Rússia ou os custos, incluindo custos de reputação, são muito altos\”, disse Paul Musgrave, professor de ciência política da Universidade de Massachusetts, disse.
No início do dia, a montadora francesa Renault (RENA.PA) disse que venderia sua participação majoritária na Avtovaz (AVAZI_p.MM) para um instituto de ciências russo, enquanto as empresas lutam para cumprir sanções e lidar com ameaças do Kremlin de que estrangeiros bens próprios podem ser apreendidos. consulte Mais informação
Analistas esperam que mais grandes marcas sigam o McDonald\’s. A Starbucks Corp (SBUX.O) e a Coca-Cola Co (KO.N) já interromperam as operações na Rússia.
\”Eu não ficaria surpreso em ver outras empresas seguirem o exemplo do McDonald\’s de sair do mercado\”, disse Yarbrough, da Edward Jones.
Fonte: Reuters
Foto: Divulgação