Projeto “Amazônia 2040\” discute estratégias que contribuam para a redução das desigualdades regionais e a melhoria da qualidade de vida da população
O Ministério das Comunicações (MCom) participou do painel “Amazônia 2040: cenários prospectivos e agenda estratégica para o Desenvolvimento”, realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) nesta segunda (25) na capital amazonense. O diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura, Marcus Galletti, representou a Pasta e abordou as ações ministeriais na região Amazônica. O evento segue até terça-feira (26).
O técnico do MCom destacou a orientação do órgão na busca por sinergia entre os projetos desenvolvidos na área, visando alcançar o cumprimento dos objetivos estratégicos. O Ministério, por exemplo, implementa uma rede com 12 mil km de fibra óptica que interligará os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. O primeiro trecho (infovia 00), que conecta Macapá (AP) a Santarém (PA), já concluiu a etapa de instalação dos cabos subfluviais e executa, no momento, as redes metropolitanas.
O diretor apontou, ainda, a instalação de 6,5 mil pontos de inclusão digital que fornecem internet gratuita (via satélite) distribuídos por 685 municípios da Amazônia Legal – em sua maioria, localizados em áreas remotas. Até o final do ano, o MCom projeta a conexão de mais de 5,5 mil escolas públicas na região.
Fonte: Ascom/MCom