Mestrado e Doutorado em Informática da Ufam recebem nota 6 da CAPES

Os cursos de mestrado e doutorado em informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), foram avaliados como cursos de excelência e reconhecimento nacional e internacional, durante a avaliação quadrienal (2017-2020), da pós-graduação brasileira, realizada em julho deste ano.

Os cursos receberam nota 6 em escala que vai até 7, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do MEC que é responsável pela autorização e avaliação dos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

O professor e coordenador do programa de pós-graduação em informática, Juan Colonna, afirma que “essa é uma grande conquista não só para o Instituto de Computação da UFAM (IComp/UFAM), mas também para todo o Amazonas. Sem dúvida, também um passo importante para o fortalecimento e consolidação do Polo Digital de Manaus”.

A avaliação dos Programas de Pós-graduação do Brasil, realizada pela CAPES, tem a finalidade de quantificar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado de todas as áreas do conhecimento no país.

As avaliações são realizadas a cada quatro anos, por um comitê de área que utiliza diferentes critérios, como, por exemplo, a produção científica do programa, a qualidade da formação e os impactos na região e na sociedade.

A escala de notas abarca desde os programas novos e em consolidação até os programas de excelência nacional e internacional.

A avaliação da CAPES reconhece o trabalho realizado pelo IComp/UFAM ao longo dos últimos anos na pesquisa científica e tecnológica, formação de mestres e doutores, parcerias com empresas de tecnologia e a criação de Startups.

O IComp/UFAM forma profissionais na área de computação tanto em graduação quanto mestrado e doutorado, tendo formado mais de mil pessoas até hoje, apesar de ser um grupo ainda jovem na UFAM.

Os alunos formados pelo instituto são hoje, disputados pelo mercado de trabalho, estando muitos em posições chave dentro de empresas não só no Amazonas, mas em todos os continentes, com empregos de alta qualidade e boa remuneração.
Sucesso mesmo em meio a crise
A área de informática vive uma situação de pleno emprego mesmo em meio à crise econômica que muitos países vivem hoje em dia. Alguns alunos formados chegam a receber salários superiores a 50 mil por mês.

Alunos formados em computação na UFAM trabalham hoje, em empresas como META (Facebook), Google, Amazon, Microsoft e Apple, além de outras empresas no exterior. Outros possuem forte atuação em empresas de tecnologia nacionais, como Nubank, Quinto Andar, Americanas S/A, Magazine Luiza, Gympass, Méliuz, Jusbrasil e renomados centros de pesquisas e desenvolvimento, como o Instituto Eldorado, SIDIA e Indt, entre outros.

Vários egressos do programa atuam como docentes e pesquisadores de destaques em instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e também na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Os números e o resultado da avaliação da CAPES mostram que há uma grande oportunidade na carreira de informática para os jovens, e o Amazonas conta com um dos melhores grupos para a formação de pessoas na área no país.

Fonte: CBS Comunicação

Entrevistas

Rolar para cima