Mineração sustentável na Amazônia é tema de evento que inicia dia 23

A Organização Mineronegócio, o Brasil Mining Site e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizam nos dias 23, 24 e 25 o I Seminário para o Desenvolvimento Sustentável da Mineração na Amazônia, que acontecerá no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que, ao lado do Governo do Estado do Amazonas, é uma das das apoiadoras. O objetivo do seminário – que é gratuito e também terá transmissão on-line – é discutir formas e alternativas para a região usufruir de ativos naturais existentes, como os minérios e o gás natural, em plena consonância com matrizes de sustentabilidade.

O seminário terá participação de órgãos governamentais, empresas mineradoras e especialistas do setor e entre alguns temas a serem abordados estão: Potencial de Minerais Estratégicos, Agro minerais, verticalização da cadeia produtiva, mineração em terra indígena, mineração irregular, principais ocorrências da geologia, gestão de recursos hídricos, potencial petrolífero, bauxita, minério de ferro, potássio, ouro. Também serão abordadas propostas de planos governamentais das esferas estadual, federal, além de experiências técnicas e empresariais, projetos em andamento, análises de impactos e necessidades de infraestrutura principalmente nos aspectos relacionados ao desenvolvimento da capacitação de recursos humanos, energias e alternativas.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destaca que a realização de um evento que debate a mineração na Amazônia faz parte da missão da Autarquia de catalisar ações em prol do desenvolvimento regional.
“Sabemos que a Amazônia tem em seu subsolo grande potencial de geração de riqueza para o País, como o nióbio, o potássio, o caulim, entre outros tantos minerais. A Suframa quer contribuir com essa discussão de como viabilizar esse potencial todo, mas sempre consorciado com a sustentabilidade ambiental”, frisou.

A realização das inscrições, bem como outros detalhes do evento podem ser obtidos no website: https://isma.wdrumond.com.br/.

*Informações Agência Brasil de Notícias
Foto: Divulgação

Deixe um comentário