O boom do e-commerce durante a pandemia de covid-19 impactou definitivamente o volume de compras online. Um dos setores que tiveram maior crescimento foi o de artigos esportivos, com 127%, segundo o Instituto Criteo. Para entender como as grandes varejistas do mercado esportivo estão atuando nas redes sociais, a BuzzMonitor fez um estudo de social listening com as redes Netshoes, Centauro e Decathon.
A Netshoes foi a marca mais bem avaliada pelos usuários nas redes sociais. Dos 6.932 posts coletados sobre a marca, 62,6% foram positivos, contra 26,3% de avaliações negativas e 11,1% neutras.
Entre os posts positivos estão elogios à empresa, comentários sobre compras, promoções, camisa da seleção brasileira e de outros times. As principais reclamações são referentes ao atraso no prazo de entrega, dificuldade de rastreio e entregas marcadas no site como efetuadas, porém não realizadas.
A marca registrou dois picos de posts, nos dias 13 e 20 de setembro. O primeiro foi sobre o lançamento do tênis Adidas Supernova e o segundo com a campanha “O Esporte é para todos”, em parceria com o Grupo Menos É Mais. Ambos os conteúdos foram em formato de vídeo.
Nesse período, a rede social que teve mais publicações foi o Twitter, com 79,4% dos posts, seguida por Instagram, com 14%, e o Facebook, com 6,6%. A maior parte dos comentários veio de Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Mais comentários nas redes sociais
Com 20.093 posts em setembro, a Centauro foi a marca que teve o maior buzz nas redes sociais, com 51,2% postagens positivas para a marca, 43,7% negativas e apenas 5% neutras.
Entre os posts positivos, promoções e cupons de desconto foram os mais citados, com destaque para citações de camisas do Flamengo e da seleção brasileira.
O pico de posts negativos ocorreu no dia 19 de setembro, com a viralização de um tweet que fazia associações políticas com a marca. Além dos posts com cunho político, outras citações negativas faziam menção a preços altos e a rapidez com que as camisas da seleção brasileira acabaram nos estoques das lojas.
Entre os usuários que falaram sobre a Centauro em setembro, 60,3% são do gênero masculino, enquanto apenas 39,4% são do gênero feminino. As cidades mais listadas pelos usuários foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.
Destaque no Instagram
Com 2.888 posts, a Decathlon foi a marca que teve o menor buzz nas redes sociais em setembro, com destaque para o Instagram, que concentrou 45% do total.
Do total de posts que falaram sobre a marca em setembro, 53,8% foram positivos, 27,6% neutros e apenas 18,6% negativos. Foi a marca que teve a menor porcentagem de posts negativos dentre as três – Netshoes teve 23,6% e Centauro 43,7%.
Entre os posts de teor positivo estão elogios aos produtos comprados na loja, pessoas contando sobre as compras que fizeram, apoio a eventos de esportes e cupons de desconto. Já entre os posts com teor negativo estão reclamações sobre a entrega e o prazo.
A inauguração da loja da Decathlon no Recife, em 27 de setembro, causou uma repercussão positiva no Twitter, que registrou um grande pico de posts.
Quanto às características do público da marca, 61,3% são do gênero masculino e 38,8% são do gênero feminino. As localizações que mais apareceram na busca foram São Paulo, Rio de Janeiro, Barcelona, Portugal e Espanha.
Fonte: Mercado & Consumo